Notícias Melhor ano de sempre. Lamborghini bateu todos os recordes em 2023

Mercado

Melhor ano de sempre. Lamborghini bateu todos os recordes em 2023

Adquirir um Lamborghini é o sonho de muita gente e em 2023 este parece ter sido realizado em número recorde.

Lamborghini Urus Performante frente circuito
© Sport Auto

O ano de 2023 foi cheio de motivos de celebração na Lamborghini. Não só comemorou o seu sexagésimo aniversário, como foi o melhor ano de sempre para a marca em lucros e entregas.

O fabricante italiano bateu todos os recordes no ano fiscal de 2023, fosse em faturação, lucros ou margem operacional.

Ao nível das entregas, ultrapassou pela primeira vez a marca das 10 mil unidades — 10 112 carros, sendo precisos.

Olhando para os números em mais detalhe, a faturação atingiu os 2,66 mil milhões de euros, mais 12,1% que em 2022. Os lucros ultrapassaram, pela primeira vez na história da marca italiana, os 700 milhões de euros. Enquanto a rentabilidade também atingiu um novo patamar, de 27,2%.

“O nosso objetivo (…) é aumentar a rentabilidade seguindo um caminho sustentável tanto em termos ambientais quanto financeiros, com a finalidade de criar valor para os nossos stakeholders.”

Paolo Poma, diretor financeiro da Lamborghini

O responsável por este sucesso

A Lamborghini não apontou dedos, mas se quisesse, poderia agradecer estes resultados ao seu «super SUV» Urus, do qual foram vendidas 6087 unidades o ano passado, correspondendo a 60% do total de vendas.

O segundo modelo mais vendido da marca também não é surpresa para ninguém. Foi o Lamborghini Huracán com 3962 unidades. Este ano vamos ficar a conhecer o sucessor deste supercarro.

Recentemente a Razão Automóvel teve a oportunidade de conduzir o Lamborghini Huracán Sterrato fora de estrada, no complexo de Nardo, em Itália. Uma experiência inesquecível que podem ler no próximo artigo:

De notar que o novo Revuelto, o sucessor híbrido do Aventador — mas ainda com um V12 —, não entrou nas contas da Lamborghini. As primeiras entregas só terão início este ano, mas as encomendas já estão esgotadas até perto do final de 2026.

Ou seja, pode acontecer que 2024 venha a ser um ano de mais recordes para a Lamborghini. Até porque há mais novidades a caminho.

Lamborghini Revuelto em Vallelunga de frente
© Lamborghini Lamborghini Revuelto

Não só vamos conhecer, como já referimos, o sucessor do Huracán, que seguirá o exemplo do Revuelto no que toca a seguir a via híbrida, como o Urus irá receber também uma variante híbrida plug-in.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do primeiro modelo elétrico da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lanzador. Mais de 1360 cv para o primeiro elétrico da Lamborghini