Notícias Kia EV9. Os números do SUV elétrico que pode ter mais performance por subscrição

Apresentação

Kia EV9. Os números do SUV elétrico que pode ter mais performance por subscrição

A Kia revelou as primeiras especificações técnicas do EV9, o SUV elétrico que é também o novo topo de gama da marca sul-coreana.

Kia EV9 GT-Line vista dianteira
© Kia

Já tínhamos visto o Kia EV9 antes, mas só agora a marca sul-coreana revelou as especificações técnicas do seu SUV elétrico de tamanho XL.

Uma análise rápida aos números anunciados para o novo topo de gama da Kia dá-nos uma certeza: os seus argumentos vão bem além das suas dimensões majestosas ou dos bancos que rodam a 180º.

Kia EV9 vista lateral
© Kia

No total o SUV sul-coreano estará disponível com duas baterias, em versões de tração traseira e integral e com três níveis de potência.

A não perder: Adeus, Kia Rio? Fim da linha pode chegar este ano

Os números do Kia EV9

Com 76,1 kWh de capacidade, a bateria mais pequena está exclusivamente associada à versão de entrada na gama.

Apenas com tração traseira, apresenta-se com 150 kW (204 cv) e 350 Nm, números que impulsionam o EV9 dos 0 aos 100 km/h em 9,4s. A sua autonomia ainda não foi revelada.

Acima desta versão encontramos a variante de grande autonomia RWD (tração traseira). Esta «casa» uma bateria com 99,8 kWh a um motor elétrico com 160 kW (218 cv) e 350 Nm.

Kia EV9 e EV9 GT-Line vista dianteira e traseira 3/4
© Kia

Nesta versão o Kia EV9 acelera dos o aos 100 km/h em 8,2s e, segundo a Kia, será capaz de percorrer mais de 541 km entre carregamentos.

Por fim, no topo da gama encontramos a versão AWD (tração integral). Com dois motores — um por eixo — alimentados pela bateria de 99,8 kWh, esta versão oferece de série 283 kW (385 cv) e 600 Nm. Valores que permitem cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 6s, mas é possível fazer melhor.

Através da Kia Connect Store os proprietários da versão mais potente do EV9 podem ativar a função “Boost” que liberta mais 100 Nm de binário, elevando-o até aos 700 Nm, reduzindo os 0-100 km/h para 5,3s. O valor desta subscrição ainda não foi revelado.

Tal como acontece com a versão base, também a autonomia da variante mais potente do Kia EV9 continua a ser uma incógnita.

O que já sabemos é que todas as versões têm capacidade de carregamento ultrarrápido, graças à arquitetura de 800 V, partilhada com, por exemplo, o mais pequeno EV6. A Kia afirma que bastam 15 minutos para repor 239 km de autonomia.

Outra funcionalidade comum a todos os EV9 é a funcionalidade “Veículo para Carregamento” (V2L) que permite usar o EV9 como uma «fonte de energia».

Quase autónomo

A Kia também revelou os primeiros detalhes acerca dos sistemas de assistência e ajuda à condução do EV9, que passa a ser o seu topo de gama.

Equipado com o sistema “Highway Driving Pilot” (HDP), o Kia EV9 alcança o nível 3 de condução autónoma.

Na base deste sistema encontramos 15 sensores, incluindo dois LiDAR, que permitem detetar objetos num campo de visão completo de 360º.

O Kia EV9 ainda não tem data prevista para o seu lançamento, como não foram anunciados preços.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Kia Niro HEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia Niro HEV. Faz sentido optar pelo híbrido em vez do elétrico?