Notícias Ainda mais radical. Hennessey Venom F5 Revolution de 1842 cv só para pista

Apresentação

Ainda mais radical. Hennessey Venom F5 Revolution de 1842 cv só para pista

Limitado a apenas 24 exemplares, o Hennessey Venom F5 Revolution só pode ser usado em pista e vai custar 2,52 milhões de euros.

Hennessey Venom F5 Revolution

Depois do Venom F5 e da respetiva versão Roadster, a Hennessey Special Vehicles voltou a surpreender e mostrou o Venom F5 Revolution, um hiperdesportivo que só pode andar em circuito e que será limitado a apenas 24 exemplares.

Este modelo, que a Hennessey diz ser o “hipercarro puramente a combustão mais potente e visceral do mundo”, tem por base o Venom F5 que já conhecíamos, mas foi redesenhado com os circuitos em mente, com a aerodinâmica a concentrar as atenções, e viu aprimoradas (ainda mais) as suas credenciais dinâmicas.

O resultado é uma «máquina» que promete ser «infernal» em pista, até porque o motor V8 biturbo — apelidado de Fury — de 6,6 l da Hennessey (montado em posição central traseira) foi calibrado para esse propósito, ainda que continue a debitar os mesmos 1842 cv e 1617 Nm da restante gama. Estes «valores» são enviados em exclusivo às duas rodas traseiras.

A NÃO PERDER: Hennessey Venom F5 Roadster quer ser o descapotável mais rápido do mundo
Hennessey Venom F5 traseira

Onde se nota efetivamente uma diferença é na massa: a Hennessey não precisa o valor total, mas diz que o Venom F5 Revolution fica abaixo dos 1360 kg, que é precisamente o quanto pesa o Venom F5 Coupé. Já o Venom F5 Roadster acusa 1406 kg na balança.

Aerodinâmica revista e dinâmica aprimorada

No desenvolvimento do mais radical dos Venom F5, os engenheiros da Hennessey centraram as suas atenções em dois campos fundamentais: aerodinâmica e dinâmica.

Para o primeiro, resolveram adotar uma imponente asa traseira ajustável, que se estende por toda a largura da carroçaria. Graças a isso, o Revolution é capaz de gerar mais de 363 kg de força descendente aos 300 km/h. Aos 400 km/h este número sobe até aos 635 kg.

A somar a isto destaca-se ainda o novo splitter dianteiro em fibra de carbono e o imponente difusor de ar traseiro, que ajuda a canalizar o ar que passa por baixo do piso. Já ao nível das cavas das rodas encontramos tomadas de ar que ajudam a desviar o «ar sujo» da lateral, melhorando o comportamento em curva e a estabilidade em reta.

LEIAM TAMBÉM: Hipercarro da Porsche a caminho? O projeto está vivo

Quanto à dinâmica, o Venom F5 Revolution beneficia de um ajuste mais desportivo da suspensão, além de passar agora a equipar amortecedores adaptativos que podem ser calibrados de acordo com as exigências da pista.

Hennessey Venom F5 perfil

Combinadas, estas modificações prometem fazer deste Revolution o Venom F5 mais rápido de todos em circuito.

E para o comprovar, quem o comprar pode sempre recorrer ao avançado sistema de telemtria que estará incorporado no ecrã central. Graças a ele será possível medir os tempos por volta, registar os parciais e até medir as forças G.

Hennessey Venom F5 frente

Quanto vai custar?

A primeira aparição pública do Venom F5 Revolution vai acontecer no próximo dia 15 de janeiro, no Miami Motorcar Cavalcade Concours d’Elegance, nos Estados Unidos da América.

A NÃO PERDER: Project Deep Space. Hennessey prepara hiper-GT elétrico “de doidos” com seis rodas e 2400 cv

Como referimos logo no início deste artigo, a produção será limitada a apenas 24 exemplares, cada um a custar 2,7 milhões de dólares, qualquer coisa como 2,52 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Pagani Zonda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história de Horacio Pagani e o gigantesco «melão» da Lamborghini