Notícias Hennessey Venom F5 Roadster quer ser o descapotável mais rápido do mundo

Apresentação

Hennessey Venom F5 Roadster quer ser o descapotável mais rápido do mundo

Depois da versão Coupé, a Hennessey apresentou ao mundo o Venom F5 Roadster, que quer ser o descapotável mais rápido do mundo.

Hennessey Venom F5 Roadster frente 3/4

A edição deste ano do Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), foi o palco da apresentação mundial do Hennessey Venom F5 Roadster, um modelo que segundo a marca norte-americana “é o descapotável mais rápido e potente do mundo”.

E para se afirmar com este cartão de visita o Venom F5 Roadster faz-se valer do Fury, um motor V8 biturbo — montado em posição central e a 90º — com 6,6 l de capacidade que entrega «monstruosos» 1842 cv de potência e 1617 Nm de binário máximo.

Este motor é exatamente o mesmo que encontramos na versão coupé deste modelo e que nós já ouvimos a «gritar» para lá das 8000 rpm, e tal como este conta com uma caixa automática de sete velocidades que envia o binário apenas às rodas traseiras.

A NÃO PERDER: O adeus ao W16 na Bugatti faz-se com o roadster Mistral
Hennessey Venom F5 Roadster traseira

Objetivo: ser o descapotável mais rápido do mundo

Mas voltando ao Venom F5 Roadster, a Hennessey garante que será capaz de superar a barreira das 300 mph (milhas por hora), qualquer coisa como 482,80 km/h.

A confirmar-se, será o primeiro descapotável a fazê-lo, tornando-se assim no descapotável mais rápido do mundo, batendo um recorde que atualmente a Hennessey diz já está «em casa» com o Venom GT Spyder, com a marca de 265,6 mph (427,4 km/h).

Hennessey Venom F5 Roadster

O Venom F5 Roadster não é o único a querer o título de roadster mais rápido do mundo; também a Bugatti está à procura desse título para o novo Mistral, que também foi apresentado no Monterey Car Week, na Califórnia.

Tejadilho pesa apenas 8 kg

A passagem de coupé para roadster fez com que ganhasse 46 kg, com a massa total a fixar-se nos 1406 kg (a seco).

LEIAM TAMBÉM: Um Porsche Cayenne descapotável esteve perto de acontecer

Este lastro adicional explica-se somente com os reforços adicionais que foram acrescentados, já que a «capota» é um painel em fibra de carbono (feito a partir de uma peça única) que pesa somente 8 kg.

Hennessey Venom F5 Roadster
O painel do tejadilho é feito de uma só peça em fibra de carbono e pesa apenas 8 kg.

Em termos estéticos, pouco ou nada muda face à versão coupé deste modelo. Uma das poucas diferenças está relacionada com a nova cobertura em vidro temperado que permite apreciar o bloco V8 a partir de fora.

Segundo a Hennessey, este material consegue suportar temperaturas de mais de 540 ºC.

Quando custa?

A Hennessey já confirmou que só vai construir 30 unidades do Venom F5 Roadster e que a produção arranca no final deste ano. Cada exemplar vai custar (pelo menos) três milhões de dólares, aproximadamente 3,02 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzido o Dodge Viper?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não parecem, mas estes desportivos são Dodge Viper “mascarados”