Notícias Dawn despede-se como o descapotável mais vendido da Rolls-Royce

Fim de produção

Dawn despede-se como o descapotável mais vendido da Rolls-Royce

A interpretação contemporânea do Rolls-Royce Dawn marcou um momento histórico na marca, tornando-se no seu descapotável mais vendido de sempre.

Rolls-Royce Dawn sunset 3/4 de frente
© Rolls-Royce

Precisamente com a mesma elegância com que chegou ao mercado, o Rolls-Royce Dawn despede-se das luzes da ribalta e dos clientes mais jovens para os quais foi criado.

Apresentado em 2015, quase três anos depois do Wraith, o Dawn nunca foi pensado como a versão descapotável deste coupé. A sua inspiração veio do clássico Silver Dawn Coupé, de que a marca produziu apenas 28 exemplares entre 1950 e 1954.

Rolls-Royce Dawn versões produzidas
© Rolls-Royce Este é o último Rolls-Royce Dawn produzido.

Apesar de descapotável — com quatro verdadeiros e muito confortáveis lugares —, a Rolls-Royce não facilitou. A insonorização do Dawn com a capota fechada é idêntica à do Wraith.

A expressão máxima de condução do Rolls-Royce Dawn chegou em 2017, com o Black Badge. Este distinguia-se pelo estilo mais «sombrio» e pelo motor V12 mais potente.

A Rolls-Royce não diz quantos Dawn vendeu, mas diz que é o seu descapotável mais vendido de sempre.

O que se seguirá na história dos descapotáveis da Rolls-Royce? É quase certo que prescindirá da nobre mecânica V12 e abraçará os eletrões. O silêncio e performance sem esforço que a marca persegue ficam, desde logo, garantidos.

O coupé Rolls-Royce Spectre antevê essa nova geração de modelos, e não seria de estranhar que fosse seguido de um descapotável. Será?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi possível ver o Rolls-Royce "Jules" participar no Rali Paris-Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Rolls-Royce Jules: uma aposta levou-o a cruzar a meta do Dakar