Notícias Genial ou absurdo? Ferrari 458 Speciale recebe caixa manual

Arranque a frio

Genial ou absurdo? Ferrari 458 Speciale recebe caixa manual

Já passaram dez anos desde a apresentação do Ferrari 458 Speciale, mas apenas uma unidade inclui um dos componentes mais desejados.

© Seen Trough Glass / YouTube

A eficiência das caixas de velocidades automáticas é cada vez maior, o que levou construtores como a Ferrari a dispensar a opção manual em desportivos como o 458 Speciale, de 2013.

Por muito eficaz que esta solução possa ser, no entanto, ainda existem diversas pessoas que preferem a opção mais tradicional. Uma delas é o fundador da Modificata, uma empresa americana com uma boa experiência em projetos semelhantes.

Ao longo de mais de três anos, a empresa esteve a desenvolver uma caixa de velocidades manual para o Ferrari 458 Speciale e conseguiram.

As hastes da caixa de velocidades instaladas na coluna da direção desapareceram e há agora um terceiro pedal além dos dois que já lá estavam. E sim, em vez da caixa automática de dupla embraiagem com sete relações, está agora uma caixa manual com o tradicional “H”, com seis velocidades.

Sam, do canal de YouTube Seen Through Glass, foi testar este Ferrari 458 Speciale e mostra-nos o quão Speciale ficou.

O “click-clack” do comando manual e o som do V8 a chegar às 9000 rpm são sublimes. Mas, acima de tudo, destaque para a experiência de condução, exigente e desafiante, tal como nos melhores desportivos.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.