Notícias Não parece mas o Ferrari KC23 é um «monstro» para circuitos

Apresentação

Não parece mas o Ferrari KC23 é um «monstro» para circuitos

O KC23 é o mais recente one-off da Ferrari e é baseado no 488 GT3 Evo. Por isso, está destinado apenas aos circuitos.

Ferrari KC23
© Ferrari

A divisão de Projetos Especiais da Ferrari levantou o pano sobre a sua mais recente criação singular, o KC23, apresentado publicamente pela primeira vez no Goodwood Festival of Speed.

Nunca adivinharíamos que por baixo das suas linhas fluídas e até elegantes se «esconde» um 488 GT3 Evo, o carro de corridas mais bem sucedido de sempre da Ferrari.

Por isso mesmo, o Ferrari KC23 apenas pode ser conduzido — ou será pilotado? — em circuitos, seguindo o exemplo de outro one-off da marca, o P80/C de 2019.

Vislumbre do futuro

É possível ver nas suas linhas ecos do Daytona SP3 e do protótipo vencedor das 24 Horas de Le Mans este ano, o 499P, na frente e laterais, enquanto a lâmina traseira em acrílico, que serve de grupo ótico e spoiler, inspira-se na do virtual Vision Gran Turismo.

Do 488 GT3 Evo é que parece não ter sobrado nada no exterior do KC23. Mesmo a área vidrada foi extensivamente remodelada, deixando os pilares A escondidos.

Apesar de ser uma proposta única, concebida em grande proximidade entre o cliente e o Centro Stile da marca, liderado por Flavio Manzoni, a Ferrari diz-nos que o KC23 dá-nos um vislumbre visual do que esperar dos próximos modelos.

Aerodinâmica em destaque

A escultura depurada e fluída que é o KC23 ganha novo propósito, o de «monstro» dos circuitos, quando ligamos o furioso 4.0 V8 biturbo do 488 GT3 Evo. Dá início a uma transformação em que vários painéis móveis deixam a descoberto entradas e saídas de ar, e vários elementos aerodinâmicos.

Ferrari KC23 portas abertas, frente 3/4
© Ferrari As rodas são de 21″ e 22″ atrás, mas caso o KC23 vá ser usado em pista, é preciso trocá-las por um conjunto de rodas específicas de 18″.

Só a asa traseira gigante é que não tem sítio onde se «esconder» e por isso, caso só queiramos apreciar as linhas deste supercarro italiano, podemos sempre removê-la. Também não há retrovisores, tendo sido substituídos por câmeras.

Leiam também Sucessor do LaFerrari «apanhado». Sem V12 mas terá mais de 1000 cv

Do 488 GT3 herda o chassis que inclui a suspensão totalmente ajustável. O que fica por saber é se o V8 biturbo permaneceu também incólume. Ao contrário do carro de corridas, o KC23 não tem de cumprir qualquer regulamento.

Interior de corridas

Se quando está «fechado», o Ferrari KC23 quase que podia passar por um modelo de estrada, o mesmo não acontece quando acedemos ao seu interior.

As portas de abertura vertical do tipo “borboleta” — como as do LaFerrari —, quando abertas, deixam ver o interior de um carro de competição.

Interior
© Ferrari Os 3 ecrãs no topo servem de retrovisores.

Não há espaço para muitos luxos, mas ainda podemos ver alguns. Os bancos, por exemplo, são revestidos a Alcantara e o passageiro ganha revestimentos adicionais no tabliê e porta.

Preço? Não sabemos

Não sabemos quanto custou este projeto, mas dada a sua natureza única, apostem em alguns milhões de euros.

Além da sua primeira aparição pública no Goodwood Festival of Speed, o Ferrari KC23 estará em exibição no museu da Ferrari em Maranello a partir do dia 1 de agosto e até 2 de outubro deste ano.