Notícias Terá sido este Ferrari o papamóvel mais desportivo de todos?

Arranque a frio

Terá sido este Ferrari o papamóvel mais desportivo de todos?

Durante a sua visita à fábrica da Ferrari em Maranello, em 1988, o Papa João Paulo II fez um pedido muito especial, mas que foi concedido de imediato.

Papa João Paulo II a bordo do Ferrari Mondial em Maranello
© Ferrari

Um dos momentos históricos da fábrica da Ferrari em Maranello aconteceu em junho de 1988, quando recebeu a visita do Papa João Paulo II.

Segundo os registos da própria Ferrari, João Paulo II conheceu Enzo Ferrari, que já não se encontrava bem de saúde (viria a falecer dois meses mais tarde) e as instalações da marca, bem como muitos dos seus trabalhadores.

Antes de terminar a visita, no entanto, o Papa João Paulo II perguntou se podia dar algumas voltas na pista de Fiorano num Ferrari.

A não perder: Esta é a história de como a SEAT salvou o Papamóvel (e não só)

Foi um desejo imediatamente concedido e surgiu logo de seguida um Ferrari Mondial 3.2 Cabriolet novinho em folha para este momento. E para o conduzir, disponibilizou-se de imediato o filho do fundador da marca italiana, Piero Ferrari.

Por se tratar de um descapotável, o Papa João Paulo II deslocou-se algum tempo em pé no interior do Mondial, saudando todos aqueles por que passava. Em pista, acreditamos que isso não tenha acontecido.

Visita do Papa João Paulo II à Ferrari (1988)
© Ferrari O Ferrari Mondial 3.2 Cabriolet que assumiu funções de papamóvel.

De qualquer forma, por causa desse momento, este Ferrari Mondial 3.2 Cabriolet ficou conhecido desde essa altura como o «papamóvel» mais desportivo de todos.

E, atualmente, continua em exposição no museu da marca, em Maranello.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Ferrari F40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)