Notícias DS 3 e DS 4 recebem nova motorização eletrificada

Lançamento

DS 3 e DS 4 recebem nova motorização eletrificada

Os DS 3 e DS 4 ganharam uma nova motorização eletrificada chamada HYBRID e já estão disponíveis no mercado, mas há mais novidades.

DS 4 HYBRID
© DS Automobiles

A ofensiva de eletrificação da Stellantis não parece abrandar e agora chegou a vez dos modelos DS 3 e DS 4 de usufruirem da nova motorização Hybrid 48V.

Apesar da designação oficial HYBRID, tecnicamente, é uma opção mild-hybrid e já a vimos chegar a inúmeros modelos de várias marcas do universo Stellantis, como a Citroën, a Jeep, a Peugeot e a Opel.

Esta motorização eletrificada combina os préstimos do motor 1.2 PureTech de três cilindros e 136 cv (que foi revisto nesta ocasião) com um motor elétrico de 21 kW (28 cv), integrado na nova caixa de velocidades automática (ë-DCS6) de dupla embraiagem.

sistema HYBRID 48V
© Peugeot O sistema HYBRID 48V.

A máquina elétrica do DS 3 HYBRID e DS 4 HYBRID é suportada por uma bateria de 48 V, instalada sob o assento do condutor, logo, sem prejudicar a oferta de espaço de ambos os modelos.

A nova opção motriz garante ao DS 3 HYBRID uma aceleração dos dos 0 aos 100 km/h em 8,4s, enquanto o DS 4 HYBRID completa este exercício em 10,4s.

No entanto, o argumento mais importante do sistema HYBRID 48V é o de permitir menores consumos e emissões em comparação com a motorização só a combustão equivalente. Neste caso, a 1.2 PureTech de 130 cv com caixa automática.

Assim, no caso do DS 3 HYBRID, no ciclo combinado (WLTP) é anunciada uma redução de 20% no consumo de combustível, o que equivale a menos 1,2 l por cada 100 km; e menos 27 g/km de CO2 (112 g/km no total), o que são menos 19%.

Em ciclo urbano, a redução de consumo é mais expressiva — 38% —, isto porque é possível circular em até 50% apenas com recurso ao motor elétrico.

No caso do DS 4 HYBRID, pode poupar em até 16% nos consumos (menos 1,1 l por cada 100 km) em ciclo combinado (WLTP), chegando aos 39% em ciclo urbano; e 15% em emissões de CO2. O que equivale a menos 21 g/km, anunciando 116 g/km em ciclo combinado.

Ao contrário de um híbrido plug-in, o mild-hybrid afasta a necessidade de carregamento numa tomada ou estação de carregamento, uma vez que a recuperação de energia é efetuada nos momentos de desaceleração e de travagem.

Pallas de regresso

Para além de uma nova motorização, o DS 4 HYBRID estreia uma nova gama composta por dois níveis de equipamento: Pallas e Étoile. Se por fora ambos os níveis apresentam-se de forma idêntica — DS Wings, ponteiras de escape em preto brilhante e jantes de 19” —, por dentro é onde encontramos as diferenças.

Logótipos Pallas e Etoile
© DS

Os fãs da Citroën certamente recordam-se da designação Pallas, que adornou modelos como o DS, CX e GS. Regressa ao DS 4 e distingue-se por um interior em tecido tungsténio diamante com Lona DS Preta, com vidros laterais laminados acústicos e ar condicionado com sistema Clean Cabin com Air Quality System.

A versão Étoile, por sua vez, propõe duas opções de interior: em Alcantara Preto ou Couro Nappa Castanho Crioulo, adicionando bancos de ajuste elétrico e aquecidos, o infoentretenimento DS Iris System com DS Extended Head-up Display, vidros traseiros escurecidos e Pack Deteção de Tráfego Traseiro.

Estas versões vêm ambas com dois packs de opções: Comfort e Tech, no caso da versão PALLAS; e Absolute Comfort e Absolute Tech para a ÉTOILE, sendo que aqui os packs incluem condução semiautónoma de Nível 2, entre outras funcionalidades.

Já disponível, mas…

Os modelos DS 3 HYBRID e DS 4 HYBRID já estão disponíveis para encomenda no mercado nacional. No entanto, os preços finais ainda não foram divulgados.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Citroën Xantia?