Notícias Supercarro elétrico francês. Fomos conhecer o DS E-Tense Performance

Vídeo

Supercarro elétrico francês. Fomos conhecer o DS E-Tense Performance

Vai ser desenvolvido com a ajuda de António Félix da Costa e nós já o vimos. Eis o DS E-Tense Performance, um supercarro elétrico com 815 cv.

DS E-Tense Performance
© Razão Automóvel

Durante a apresentação das mais recentes motorizações do DS 9, a marca francesa preparou-nos uma surpresa e mostrou-nos, em primeira mão, outro dos seus grandes cartões de visita: o protótipo DS E-Tense Performance, um desportivo elétrico que integra tecnologia vinda da Fórmula E.

E para perceber a existência deste concept é preciso recuar até 2016, altura em que ficámos a conhecer o protótipo DS E-Tense, revelado no Salão de Genebra desse ano. Este E-Tense Performance continua o que esse protótipo começou e eleva a visão da marca francesa a um novo nível.

Desenvolvido pela DS Performance, o braço de competição da fabricante gaulesa, o DS E-Tense Performance apresenta-se como “um laboratório de elevado desempenho” e mostra o caminho para o futuro da marca, seja do ponto de vista visual seja do ponto de vista técnico.

https://youtu.be/wSJg-32Z-FY

VEJAM TAMBÉM: DS, Opel e Lancia. Topos de gama confirmados e são todos crossovers elétricos

Com uma pintura especial que muda de tom de acordo com a iluminação e do ângulo do qual é vista, este DS E-Tense Performance destaca-se pelas proporções próximas às de um desportivo com motor em posição central traseira. Baixo e largo, rodas próximas das extremidades, e cockpit em posição avançada.

Graças a isso, tem uma presença muito forte, que combina na perfeição com as linhas mais futuristas que «carrega».

DS E-Tense Performance

Na dianteira, destaque para a substituição da grelha por um painel iluminado e para a assinatura luminosa (800 LED) angular e muito rasgada. Na traseira, destaque para o enorme difusor de ar em fibra de carbono que encaminha todo o ar que passa por baixo deste concept.

Números de doidos!

Assente numa monocoque em fibra de carbono, o DS E-Tense Performance conta com uma mecânica proveniente do monolugar de Fórmula E da marca francesa, que assenta em dois motores elétricos.

Um deles surge montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, sendo que em juntos produzem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na traseira), o equivalente a 815 cv. Já o binário ascende a uns impressionantes 8000 Nm… às rodas. O binário máximo combinado será muito, mas muito menos.

DS E-Tense Performance
Ainda a bordo do DS E-Tense Performance encontramos um sistema de som FOCAL Utopia, que estreia um par de colunas Scala Utopia Evo.

Quanto à bateria, que se «inspira» nas usadas na Fórmula E, desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a Saft, apresenta uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células.

A DS não revela a capacidade desta bateria, mas confirma que está alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono (em posição central traseira) e que os dois motores elétricos têm uma capacidade de regeneração de 600 kW.

Testes com «toque» português

A DS ainda não revelou planos para a produção deste supercarro elétrico, mas já revelou que este protótipo vai passar em breve pelos habituais testes dinâmicos.

DS E-Tense Performance

Estes ficarão a cargo dos dois pilotos da marca francesa na Fórmula E: o piloto português António Félix da Costa e o piloto francês Jean-Éric Vergne.

Serão eles os responsáveis por finalizar o desenvolvimento deste protótipo, que será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,0s — diz a DS —, ainda que estes sejam ainda números provisórios.

VEJAM TAMBÉM: Gama atualizada. DS 7 Crossback e DS 3 Crossback vão ser renovados em 2022

Depois da aprovação em circuito, vão seguir-se os testes de estrada, altura em que ficaremos a conhecer na íntegra os números que este supercarro elétrico francês será capaz de alcançar.

DS E-Tense Performance

Resta agora saber se algum dia ele será produzido; já o seu antecessor tinha sido alvo de muitos rumores de que chegaria à linha de produção, mas tal nunca chegou a acontecer.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado ao mundo o Citroën DS?