Notícias Pequenos desportivos em grande no Tokyo Auto Salon

Tokyo Auto Salon 2019

Pequenos desportivos em grande no Tokyo Auto Salon

O Tokyo Auto Salon está a chegar e já são conhecidas algumas das novidades. Entre elas contam-se três pequenos desportivos.

Honda Modulo Neo Classic Racer

O Tokyo Auto Salon só abre as portas a 11 de janeiro, no entanto já vão sendo conhecidos alguns dos carros que vão surgir no certame nipónico. E do que já foi dado a conhecer parece que o maior destaque vai mesmo para os carros… mais pequenos.

Senão vejamos. Está agendada para o Tokyo Auto Salon a apresentação da versão coupé do Daihatsu Copen, o protótipo Honda Modulo Neo Classic Racer baseado no Honda S660 e ainda o Mazda Roadster Drop-Head Coupe (um MX-5 com teto rígido em carbono).

Daihatsu Copen Coupe

O Daihatsu Copen já não é vendido entre nós há algum tempo, mas no mercado japonês o pequeno desportivo continua a fazer sucesso. Agora, depois de muitos anos de espera, os fãs do pequeno descapotável japonês vão, finalmente, receber uma versão coupé.

VÊ TAMBÉM: BMW i3 diz adeus ao extensor de autonomia na Europa

Já em 2016, também no Tokyo Auto Salon, a Daihatsu tinha revelado um concept baseado no Copen Cerro (a versão com estilo retro da atual geração do modelo). Apesar de na altura o protótipo ter sido muito bem recebido pelo público, a marca japonesa só agora decidiu avançar para a produção (limitada a 200 unidades).

Daihatsu Copen Coupe

A Daihatsu prevê começar a produzir e entregar os primeiros dos 200 exemplares a partir de abril. Apesar das mudanças estéticas, o Copen Coupe continua a recorrer ao mesmo motor da versão descapotável, um pequeno 0.66 l de três cilindros turbo que debita 64 cv (permitindo-lhe ser classificado como Kei Car no Japão).

Em termos de equipamento, o Copen Coupe vai contar com um volante da Momo, diferencial autoblocante e jantes da BBS em alumínio. O pequeno Daihatsu vai ainda poder contar, como opcional, com uma panela de escape desportiva e suspensão da HKS.

Daihatsu Copen Coupe
Todos os Daihatsu Copen Coupe vão ter uma placa numerada.

A Daihatsu vai vender o pequeno coupé por 2,484 milhões de ienes (cerca de 19 500 euros) na versão com caixa CVT e por 2,505 milhões de ienes (cerca de 19 666 euros) no caso da versão com caixa manual.

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Daihatsu Charade GTti, o mil mais temido

Honda Modulo Neo Classic Racer

Feito com base no Honda S660 Neo Classic, o Honda Modulo Neo Classic Racer é o protótipo de uma versão de competição do pequeno Honda de motor central traseiro e tração traseira.

Para além dos acessórios estéticos (como as proteções dos faróis), não são conhecidas alterações ao nível mecânico. Por isso é de esperar que o Modulo Neo Classic Racer continue a recorrer ao motor de 0.6 l de 64 cv e 104 Nm associado a uma caixa manual de seis velocidades.

VÊ TAMBÉM: Honda CR-V Hybrid. Ao volante do híbrido que parece um elétrico… a gasolina. Confusos?

Para já a marca nipónica ainda não confirmou se vai produzir o Modulo Neo Classic Racer. No entanto, mesmo que o venha a fazer é muito pouco provável que este venha a ser vendido na Europa — infelizmente, tal com o acontece com o S660…

VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo Honda Jazz 2018. Primeiras impressões

Mazda Roadster Drop-Head Coupe

Tal como te dissemos no início do texto, o Mazda Roadster Drop-Head Coupe é o protótipo de um MX-5 com um hardtop em fibra de carbono. Para já, a Mazda não confirma se vai decidir oferecer este acessório (não te esqueças que já há o MX-5 RF).

VÊ TAMBÉM: É um MX-5? É um Corvette? Não, é um Mitsuoka… Rock Star

Para além do hardtop em fibra de carbono, o concept Mazda Roadster Drop-Head Coupe conta ainda com jantes de 16″ da RAYS, saias dianteiras e traseiras, um diferencial autoblocante e um filtro de ar melhorado. No interior encontramos bancos da Recaro, pedais em alumínio e acabamentos especiais no tablier.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso