Notícias Scatenato. ABT pegou no Lamborghini Urus e elevou-o ao patamar seguinte

Limitado a 99 exemplares

Scatenato. ABT pegou no Lamborghini Urus e elevou-o ao patamar seguinte

A ABT olhou para o Lamborghini Urus Performante e achou que podia fazer melhor: assim nasceu o Scatenato, um «monstro» com 810 cv.

ABT Urus Scatenato traseira
© ABT Sportsline

Pegar numa versão desportiva e dar-lhe mais potência, mais performance e uma imagem mais agressiva. Esta é a fórmula que estamos habituados a ver a ABT Sportsline usar nos modelos da Audi e da Volkswagen.

Agora a preparadora alemã quis ir mais além e acaba de usar as mesmas ferramentas para criar a sua própria visão para um modelo da Lamborghini: eis o novo ABT Urus Scatenato.

Limitado a apenas 99 exemplares, o novo Urus Scatenato promete fazer jus ao nome. Isto porque Scatenato, traduzido «à letra», significa selvagem ou indomável. E este Urus não quer fazer por menos.

A NÃO PERDER: Lanzador. Mais de 1360 cv para o primeiro elétrico da Lamborghini

De série o Lamborghini Urus Performante — a versão que serve de base ao Scatenato da ABT — conta com um motor V8 biturbo de 4.0 litros que entrega 666 cv de potência. Mas a ABT foi mais além e conseguiu ir buscar 144 cv adicionais, para um total de 810 cv.

ABT Urus Scatenato frente
© ABT Sportsline

Para conseguir este ganho a preparadora alemã instalou um novo intercooler, dois novos turbocompressores e fez alterações ao nível da Unidade de Controlo do Motor (ECU). Além disso, também incluiu um novo sistema de escape com ponteiras em titânio (com 105 mm de diâmetro), para que a «banda sonora» soe sempre perfeita.

Visual a condizer

A juntar a tudo isto, a imagem exterior não foi deixada ao acaso, com a ABT a instalar vários componentes em fibra de carbono de exposta.

Além do efeito visual, que naturalmente ajuda a vincar a agressividade deste modelo, estes elementos em carbono ainda permitiram melhorar o rendimento aerodinâmico deste SUV, que agora apresenta uma relação peso/potência inferior a 3 kg/cv (antes era de 3,23 kg/cv).

Não será por isso de estranhar que este upgrade mecânico venha acompanhado por uma melhoria ao nível das performances. É certo que a ABT não específica aquilo que este «monstro» é capaz de fazer, mas podemos assumir que será capaz de melhorar os registos anunciados pelo Urus Performante, que à saída da fábrica acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2s e atinge os 306 km/h de velocidade máxima.

«Scatenato 1 of 99»

A ABT Sportsline já fez saber que esta é uma série limitada a 99 exemplares, sendo que cada um vai contar com uma placa exclusiva onde se pode ler: «Scatenato 1 of 99».

Quanto ao preço, está muito longe de ser barato. Este pacote de transformações do Urus vai custar qualquer coisa como 197 000 euros. E isto não inclui o valor do «carro dador»: recorde-se que em Portugal o Lamborghini Urus Performante tem um preço que ronda os 427 000 euros.