Notícias Será este o último MINI com caixa de velocidades manual?

Apresentação

Será este o último MINI com caixa de velocidades manual?

Numa edição limitada de apenas 999 unidades, o novo "MINI John Cooper Works 1to6 Edition" presta homenagem à caixa de velocidades manual.

MINI John Cooper Works 1to6 Edition - 3/4 frente
© MINI

As caixas de velocidades manuais estão a desaparecer e, em jeito de despedida, a MINI decidiu homenagear este componente tão característico do mundo automóvel com o novo John Cooper Works 1to6 Edition.

Este é um daqueles momentos de que os mais puristas da condução nem sequer querem ouvir falar, mas que será inevitável, mais cedo ou mais tarde.

Afinal, não só as caixas automáticas continuam a conquistar terreno, como as caixas de velocidades manuais não entram no contexto dos modelos eletrificados.

Na MINI ainda veremos mais uma geração com motores de combustão, mas representantes da marca, em declarações à Autocar, disseram ter “99% de certeza” que não ofereceriam mais caixas manuais futuramente, recorrendo a caixas automáticas da ZF.

Objeto de coleção?

Ou seja, tudo indica que a mais recente edição especial e limitada do MINI John Cooper Works será uma das mais colecionáveis de sempre.

A designação «1to6» é alusiva às seis relações da caixa de velocidades manual com que está equipada. E serve também como uma digna homenagem a este componente.

Pelo exterior, os MINI «1to6» identificam-se pelo característico logótipo com o duplo “H” da caixa de velocidades na tampa da bagageira. Podemos vê-lo também nos pilares C e nos flancos laterais, junto das rodas dianteiras.

Decoração em negro. Será uma espécie de «luto»?

O tom negro foi o escolhido de base para esta edição especial do MINI JCW. Desta forma, a carroçaria está pintada de Midnight Black e as jantes com 18″ de diâmetro são as Circuit Spoke, pintadas em Preto Jet. No centro destas, o logótipo da versão adiciona detalhes em cinzento e vermelho.

Além disso, todas as grelhas e frisos também receberam o tom Piano Black. O único elemento de contraste no “1to6” é mesmo a faixa longitudinal com um padrão específico que se prolonga desde o capô dianteiro até ao para-choques traseiro.

Ao abrir a porta, as soleiras também nos mostram o logótipo desta série especial do John Cooper Works, que inclui um dos níveis de equipamento mais recheados da gama.

É o mesmo logótipo que também encontramos no volante e no tabliê, em conjunto com uma referência gráfica ao número de unidades desta edição limitada.

Tanto no tabliê como no vidro do teto de abrir, a inscrição «One of 999» relembra que este Mini é mesmo um dos mais especiais.

Os elementos que são mesmo mais especiais, no entanto, são o comando da caixa de velocidades de seis relações e os três pedais que a acompanham. Algo de que nos teremos de despedir em breve. Mas sempre que estivermos mais longe do «1to6», podemos sempre recordá-los, olhando para a chave, que também é exclusiva desta versão.

Mini John Cooper Works «1to6» com estreia em Nürburgring

A estreia mundial desta nova edição será já no próximo fim de semana, durante as 24 horas de Nürburgring. Em conjunto com o MINI John Cooper Works de competição preparado pela Bulldog Racing, uma das unidades do «1to6» também vai marcar presença neste evento.

MINI John Cooper Works 1to6 Edition - volante e caixa
© MINI

O MINI John Cooper Works 1to6 Edition estará disponível a partir de setembro, no mercado europeu, norte-americano e mexicano. Mas, das 999 unidades disponíveis, ainda não sabemos quantas estarão alocadas ao mercado nacional.

Sabe esta resposta?
Qual foi o modelo da Volkswagen que enfrentou um teste de 24 horas a mais de 200 km/h em meados dos anos 80?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Volkswagen Polo G40. A mais de 200 km/h durante 24 horas