Notícias Há um Dacia Sandero de diferença entre o BMW M2 português e o alemão

Fiscalidade

Há um Dacia Sandero de diferença entre o BMW M2 português e o alemão

A fiscalidade portuguesa não dá tréguas e coloca o novo BMW M2 a um Dacia Sandero de distância do preço deste desportivo custa na Alemanha.

BMW M2 2023 dianteira
© BMW

O novo BMW M2 é um dos últimos desportivos «puramente» a combustão da marca de Munique. Apesar de estar agora a fazer a sua estreia, já sabemos que no futuro será um “clássico”.

Em Portugal esta nova geração do BMW M2 (G87) custa 88 800 euros, isto sem adicionar qualquer tipo de opcional. Face à geração que agora cessa funções estamos a falar de um acréscimo de aproximadamente 12 mil euros.

Recordamos que o M2 Competition que o antecedeu custava 76 500 euros, uma diferença que é ainda maior se considerarmos que em 2016 o M2 (F87) custava 69 795 euros.

A justificar estas diferenças podemos encontrar os motivos habituais: custo das matérias primas, inflação e escassez de componentes. Do ponto de vista técnico não podemos ignorar que o novo BMW M2 recorre a uma plataforma de um segmento acima, a mesma do BMW M4.

Mas sem dúvida que um dos maiores penalizadores do preço do BMW M2 seja a fiscalidade portuguesa. Basta olhar para o exemplo alemão, já que por lá o BMW M2 arranca nos 72 800 euros, uma diferença de aproximadamente 15 200 euros face ao preço pedido em Portugal.

BMW M2 2023 traseira
© BMW

Ou seja, se comprássemos um BMW M2 na Alemanha ainda ficávamos com dinheiro para comprar um Dacia Sandero em Portugal, mesmo na versão Expression, que é a mais equipada.

Vamos a contas…

O mais interessante de toda esta questão é que, curiosamente, o preço base do BMW M2 até é mais baixo em Portugal do que na Alemanha. Mas depois, entra em «jogo» a fiscalidade nacional e inverte tudo isto.

Na Alemanha, o BMW M2 tem um preço base de 61 176 euros, ao qual é necessário somar um IVA de 19% para obtermos o valor final a pagar: 72 800 euros.

Já em Portugal o preço base é de apenas 54 414 euros, mas o IVA nacional está fixado nos 23% e ainda é necessário fazer as contas ao Imposto Sobre Veículos (ISV), que incide sobre a cilindrada e sobre as emissões de CO2.

Contas feitas, ao preço base em Portugal ainda temos de somar o valor do ISV — neste caso são 17 592 euros —, sendo que o IVA de 23% é aplicado sobre o total desse somatório (preço base + ISV), pelo que a taxa de IVA representa mais 16 561 euros.

Tudo somado, chegamos aos cerca de 88 800 euros que a BMW pede por este modelo no nosso país.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 2002 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M