Notícias Estudantes do Técnico mostram protótipo movido a hidrogénio

Apresentação

Estudantes do Técnico mostram protótipo movido a hidrogénio

Ao longo dos últimos anos, os alunos do IST têm estado a desenvolver um carro movido a hidrogénio. E agora, chegou o momento de este arrancar…

TFC01 - Apresentação
© IST

Um carro movido a hidrogénio, neste caso um elétrico com célula de combustível, continua a ser invulgar, mas este projeto é bastante diferente.

Afinal, foi desenvolvido por alunos do Instituto Superior Técnico (IST), aqui mesmo em Portugal, a partir de uma «folha em branco». O pequeno protótipo recebeu a designação de TFC01 (Técnico Fuel Cell) e foi oficialmente apresentado nas instalações do IST na passada semana, no dia 28 de março.

O projeto, no entanto, teve início há alguns anos, em 2019. Desde então, foram muitos os desafios a ultrapassar para chegar a um protótipo funcional, mas sempre encarados com um espírito de missão.

O culminar de tudo isto aconteceu durante a revelação no no átrio do pavilhão central do IST, onde foi possível assistir ao protótipo TFC01 a arrancar pelos seus próprios meios.

A cerimónia contou com a presença de convidados distintos, como António Costa Silva, o anterior ministro da economia e do mar, que referiu a importância de projetos como este: “o impacto que o TFC01 pode ter é extraordinário”.

Laranja mecânica ou… TFC01

O protótipo TFC01 caracteriza-se por uma forma aerodinâmica inspirada na gota de água. Pesa apenas 130 kg e, por uma questão de eficiência energética, tem apenas uma roda motriz.

A tecnologia usada é a de célula de combustível PEM (Proton Exchange Membrane) e, tal como acontece com todos os sistemas de hidrogénio, não produz qualquer tipo de emissões poluentes. Do escape sai apenas água.

Além do protótipo TFC01, os alunos do IST já nos mostraram também o protótipo criado para a Fórmula Student, um barco movido a energia solar e até um satélite que está prestes a ir para o espaço.

Fonte: IST

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o aerodinâmico e elegante Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento