Notícias Furgões compactos conseguem prevenir colisões? Euro NCAP responde

Segurança Rodoviária

Furgões compactos conseguem prevenir colisões? Euro NCAP responde

A Euro NCAP testou os equipamentos de segurança de prevenção de colisões de oito furgões compactos e o resultado foi, no mínimo, agridoce.

Volkswagen ID. Buzz Cargo na estrada, frente 3/4
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O Euro NCAP avaliou apenas os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) de oito furgões compactos, a larga maioria deles com versões equivalentes de veículos de passageiros.

De acordo com o Euro NCAP, só foram avaliadas as tecnologias de prevenção de colisões devido aos dados recolhidos que indicam que as vítimas de acidentes que envolvem este tipo de veículos, por larga margem, não são os seus ocupantes, mas sim os outros no exterior. O que inclui os utilizadores mais vulneráveis, como peões e ciclistas.

© Stellantis Citroën Berlingo

Convém salientar que este teste foi efetuado antes da entrada dos novos regulamentos da União Europeia de segurança rodoviária, que acontece no próximo mês de julho. Estes vão obrigar os veículos a trazer mais sistemas de assistência à condução de série.

Foi precisamente por esse motivo que o Euro NCAP efetuou este teste. O diretor do programa Euro NCAP, o Dr. Aled Wiliams, explica que as notas positivas que todos os furgões avaliados obtiveram só foi possível por incorporarem esses sistemas de segurança que são, de momento, opcionais.

O facto de serem opcionais trouxe imensas dificuldades à equipa do Euro NCAP em encontrar exemplares no mercado para serem avaliados, como refere o Dr. Aled Williams. Ou seja, a larga maioria destes furgões com que nos cruzamos frequentemente na rua, não estão equipados com estes sistemas.

“Há provas mais do que suficientes de que estas tecnologias de segurança reduzem acidentes e mortes. Portanto, nós acreditamos que as empresas que ignoram estas opções estão a falhar com as suas responsabilidades sociais.”

 Dr. Aled Wiliams, Diretor do Programa Euro NCAP

Sem estrelas, mas há ouro e platina

Apesar da natureza opcional dos equipamentos avaliados, no geral, o Euro NCAP constata que os furgões compactos têm uma melhor oferta de sistemas de segurança do que os furgões de maiores dimensões. Em parte, isto deve-se ao facto de estes furgões derivarem de veículos de passageiros (usam as mesmas plataformas).

Nesta avaliação, por se concentrar apenas nos sistemas avançados de assistência à condução, não foram atribuídas estrelas. Assim, as classificações podem ser Platina (igual ou superior a 80%), Ouro (igual ou superior a 60%), Prata (igual ou superior a 40%), Bronze (igual ou superior a 20%) e Não Recomendado (abaixo de 20%).

Neste grupo de oito furgões, as avaliações foram todas Ouro e Platina. Os Citroën Berlingo, o FIAT Doblò, o Opel Combo, o Peugeot Partner, o Renault Kangoo e o Volkswagen Caddy Cargo foi atribuída uma classificação de Ouro.

Apesar da boa classificação, o Euro NCAP salienta que os furgões do universo Stellantis — os «irmãos» Berlingo, Doblò, Combo e Partner —, mostraram um desempenho negativo na deteção de ciclistas durante o teste de travagem autónoma de emergência.

Já o Mercedes-Benz Citan e o Volkswagen ID. Buzz Cargo receberam a classificação máxima, Platina. Destes dois, no entanto, só o Volkswagen ID. Buzz Cargo oferece os equipamentos de segurança avaliados de série.

Com a entrada dos novos regulamentos de segurança da União Europeia, o Euro NCAP espera que os equipamentos de segurança que são agora opcionais (travagem autónoma de emergência; assistente de manutenção na via de rodagem, assistente inteligente de velocidade e detetor de sonolência e distração), passem a ser de série.

Fonte: Euro NCAP

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal