Notícias Não é clickbait. Este emblema da Volkswagen tem mesmo um superpoder

Arranque a Frio

Não é clickbait. Este emblema da Volkswagen tem mesmo um superpoder

Pode ser dia 1 de abril, dia das mentiras, mas este RooBadge da Volkswagen Australia para evitar colisões entre veículos e cangurus é mesmo real.

Emblema RooBadge Volkswagen
© Volkswagen

Nas estradas australianas, as colisões com cangurus são um problema real em matéria de segurança rodoviária, correspondendo a 90% das colisões entre veículos e vida animal.

A Volkswagen Australia parece ter encontrado uma solução para mitigar o problema, desenvolvida em colaboração nos últimos três anos com a Universidade de Melbourne: o emblema RooBadgeroo é diminutivo de canguru.

Emblema RooBadge da Volkswagen
© Volkswagen Volkswagen RooBadge. Além do emblema, está a ser desenvolvida uma versão universal, para encaixar num suporte de chapa de matrícula.

Este emblema da Volkswagen tem uma espécie de «superpoder», pois é capaz de alertar os cangurus de que está-se a aproximar algo perigoso (o veículo).

O RooBadge os cangurus através da emissão de sons a que estes respondem, pois é, essencialmente, um altifalante direcional externo. Os sons podem ser de aves, predadores ou de outros cangurus a bater com as suas patas no chão, como sinal de perigo.

O RooBadge é controlado através de uma aplicação no infoentretenimento ou de forma automática, quando o GPS deteta a entrada num território onde há cangurus.

A Volkswagen tem usado uma Amarok como veículo de testes e, apesar de ainda estar em desenvolvimento, diz que é de fácil instalação e que pode ser expandido a outras regiões do mundo, adaptando-o a outras espécies como veados.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.