Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Audi S3 2024 está mais potente e quer andar de lado

Apresentação

Audi S3 2024 está mais potente e quer andar de lado

No Audi S3 2024 é caso para dizer que «o que conta é o interior», com as maiores novidades a estarem concentradas na performance e dinâmica.

Audi S3 2024 na estrada, frente 3/4
© Audi

Após as atualizações efetuadas ao Audi A3, reveladas há um mês, chegou agora a vez do S3 também as receber, ao mesmo tempo que vê as suas aptidões desportivas reforçadas.

Começando pela performance, o Audi S3 2024 mantém os préstimos do bloco de quatro cilindros com 2,0 l e turbo acoplado a uma caixa de velocidades S tronic (dupla embraiagem) de sete velocidades, juntamente com as quatro rodas motrizes.

No entanto, agora conta com 333 cv e 420 Nm de binário — mais 23 cv e 20 Nm que antes —, alcançando os 0 aos 100 km/h em 4,7s (menos 0,1s), mantendo a sua velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Vontade de andar de lado

Mas as mudanças não ficam por aqui. O seu arsenal dinâmico foi também reforçado, tendo ido buscar ao todo poderoso RS 3 o torque splitter (repartidor de binário) no eixo traseiro que permite a vetorização do binário.

infografia que explica funcionamento do torque splitter
Como funciona o “torque splitter” do Audi S3.

Esta tecnologia permite otimizar e variar a distribuição de binário entre as rodas traseiras, dependendo não só do contexto como do modo de condução escolhido, recorrendo a duas embraiagens multidisco (uma por cada roda) junto à saída do diferencial traseiro. O objetivo é tornar o Audi S3 mais ágil e ao mesmo tempo estável, melhorando a sua capacidade de curvar.

A complementar a introdução do torque splitter, o renovado Audi S3 estreia também um novo modo de condução “dynamic plus”.

O objetivo deste novo modo é claro: intensificar a tendência de sobreviragem em curva do eixo posterior, potenciando a agilidade e, expetavelmente, a diversão ao volante.

Também as respostas do motor e transmissão aos nossos pedidos foram ajustadas para o modo dynamic plus, tornando-as mais imediatas. Chegou ao detalhe de elevar o ralenti em 200 rpm, fixando-o nas 1300 rpm, para melhorar a resposta nos arranques.

O sistema de travagem do renovado S3 foi também majorado, contando agora com discos de maior diâmetro e espessura — 357 mm x 34 mm. As pinças dianteiras de dois pistões também são novas.

O Audi S3 vem de série com a suspensão desportiva S, que reduz a distância ao solo em 15 mm. Opcionalmente pode ter amortecimento adaptativo, tendo sido especialmente recalibrado para trabalhar com o novo torque splitter.

A ligação do S3 com o asfalto faz-se com pneus 225/40 R18, estando opcionalmente disponíveis pneus 235/35 R19, com «borracha» mais desportiva, que é como quem diz, grip.

Diferente, mas igual

Em termos de estilo as diferenças são relativamente discretas, com uma nova grelha em formato hexagonal, um novo spoiler e novas entradas de ar laterais na dianteira. À semelhança do A3, também o S3 vem com quatro diferentes assinaturas digitais de luzes diurnas.

A traseira também sofreu algumas modificações, nomeadamente um novo para-choques específico para os modelos S e quatro tubos de escape redondos, que estão disponíveis opcionalmente com um silenciador de titânio.

Quando chega?

O renovado Audi S3 deverá chegar ao mercado até junho, com ambas as carroçarias, Sportback e Limousine. Ainda não foram divulgados preços para Portugal. Na Alemanha vai estar disponível a partir de 55 600 euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2