Notícias Volkswagen vence processo em tribunal patrocinado pela Greenpeace

Justiça

Volkswagen vence processo em tribunal patrocinado pela Greenpeace

A justiça alemã rejeitou o processo movido pela Greenpeace contra a Volkswagen. A ONG ambiental vai recorrer da decisão.

Volkswagen Golf
© Volkswagen

O «braço de ferro» entre o Grupo Volkswagen e as organizações ambientalistas conheceu outro «episódio» ontem, 14 de fevereiro, após a justiça alemã rejeitar um processo movido pela Greenpeace.

A Greenpeace queria que o Grupo Volkswagen fosse proibido de comercializar modelos que emitam CO2 a partir de 2030.

Segundo a organização não governamental, o impacto da atividade do Grupo Volkswagen nas alterações climáticas “viola liberdades fundamentais”.

As reações

Acerca desta decisão, o Grupo Volkswagen reforçou que “os casos movidos contra um só construtor não são a forma correta de combater as alterações climáticas”.

Já Roland Hipp, um dos diretores da Greenpeace na Alemanha e membro da acusação, afirmou: “A última palavra sobre os processos contra a Volkswagen não foi dita hoje (…). Estamos a planear novas medidas legais e estamos confiantes de que podemos persuadir a Volkswagen a fazer mais pela proteção do clima através da via legal”.

O que é certo é que a Greenpeace já prometeu recorrer da decisão e o Grupo Volkswagen vai voltar a enfrentar um processo já a 24 de fevereiro.

A NÃO PERDER Stellantis: “a mobilidade será apenas acessível a alguns privilegiados?”

Há um outro processo a ser movido contra o construtor por um agricultor, mas também patrocinado pela Greenpeace, que acusa as emissões provocadas pelo Grupo Volkswagen de “destruírem o seu terreno e colocarem em causa o seu meio de subsistência”.

Fontes: Automotive News Europe e Reuters

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Volkswagen Sharan?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim de uma era na Autoeuropa. Foi produzido o último Volkswagen Sharan