Notícias É oficial. A Volkswagen vai mesmo lançar um crossover do ID.3

Antevisão

É oficial. A Volkswagen vai mesmo lançar um crossover do ID.3

A Volkswagen vai aumentar a oferta de modelos elétricos nos próximos anos e confirmou um crossover do ID.3, que pode chamar-se ID.3 X.

Volkswagen ID.3
© Razão Automóvel

A Volkswagen vai lançar 10 novos modelos 100% elétricos até 2026, entre eles um crossover compacto baseado no ID.3.

A informação foi confirmada por Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen, em declarações à Autocar: “estamos a trabalhar arduamente para desenvolver um SUV compacto adicional baseado no ID.3, para também termos um produto neste segmento de rápido crescimento”.

Segundo explicou Schäfer à referida publicação, este futuro elétrico — chega em 2026 — será drasticamente diferente do ID.3.

A NÃO PERDER: Volkswagen R também será 100% elétrica até 2030
Volkswagen ID.4 GTX
O ID.3 X promete ser uma espécie de “mini-ID.4”?

Nem o executivo germânico nem a marca de Wolfsburgo revelaram mais detalhes acerca da imagem deste futuro crossover, mas não será descabido pensar que poderá ter alguns pontos em comum com o ID.4, que é neste momento o SUV elétrico mais pequeno da Volkswagen.

Quanto ao nome deste futuro modelo, nada está confirmado, mas a possibilidade mais forte parece recair sobre a designação ID.3 X, com o “X” a poder vir a ser usado para identificar futuramente os SUV 100% elétricos da marca de Wolfsburgo.

“É sem dúvida uma opção e não uma opção improvável que o SUV seja um X, mas não é certo. Tem que ser algo consistente em toda a gama e porque a nossa gama é algo grande e com algumas sobreposições (…). Mas faria sentido com a numeração e o X”, revelou Thomas Schäfer à Autocar.

Dois elétricos «baratos» a caminho

Entre os 10 novos elétricos que a Volkswagen pretende lançar até 2026 encontramos ainda dois modelos de entrada de gama — denominados ID.1 e ID.2 — que vão ter um preço inferior a 25 000 euros.

Volkswagen EV Teaser
Este é o esboço (oficial) que antecipa o futuro Volkswagen ID.1.

Schäfer descreve-os como “um carro pequeno e um crossover desportivo”, o que nos permite fazer um paralelismo com o que acontece atualmente com o Polo e com o T-Cross ou o Taigo.

Com a concretização destes dois modelos, a Volkswagen vai ficar com uma das gamas elétricas mais vastas do mercado, com uma oferta que vai arrancar nestes dois pequenos modelos e vai crescer até ao ID. Buzz e ao ID. Aero, a berlina que chega em 2023 com a «mira» apontada ao Tesla Model 3.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Volkswagen ID.5 GTX?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

GTI elétrico para a familía. O que vale o novo VW ID.5 GTX?