Notícias Marquem no calendário. Alfa Romeo já escolheu dia para revelar o primeiro elétrico

Antevisão

Marquem no calendário. Alfa Romeo já escolheu dia para revelar o primeiro elétrico

O primeiro Alfa Romeo 100% elétrico quer destacar-se num dos pontos mais «queridos» para a marca do Scudetto, o do comportamento dinâmico.

Alfa Romeo Milano com equipa de engenheiros
© Alfa Romeo

Já há data para a revelação oficial do primeiro Alfa Romeo 100% elétrico: dia 10 de abril. Enquanto esse dia não chega, a marca decidiu mostrar um pouco como decorre a fase de testes do novo Milano, no circuito de testes de Balocco.

O objetivo da Alfa Romeo para o Milano é ambicioso: ser uma referência do ponto de vista dinâmico e no que diz respeito ao prazer de condução. Para isso, estão a ser testadas afinações específicas da suspensão, como da direção, que a marca promete ser bastante direta e muito precisa.

A equipa de engenheiros responsável por este projeto já conta com alguns dos modelos da marca do Scudetto mais emblemáticos no seu currículo. Entre eles, estão, por exemplo, o Alfa Romeo 4C, o 8C e o Giulia GTA.

Domenico Bagnasco é o responsável pelo desenvolvimento do comportamento dinâmico e da prometida afinação mais apurada de todo o conjunto.

Numa vertente mais técnica, o nome em destaque é Luigi Domenichelli, responsável pela validação de todos os subsistemas do Alfa Romeo Milano em termos de desempenho, durabilidade e conforto. Em foco está a ergonomia de todo o conjunto e a ligação do condutor à «máquina», fundamentais para que o Milano possa oferecer o nível de comportamento dinâmico desejado pela marca.

Na liderança deste projeto está Stefano Cereda, que se estreou na marca com um outro projeto de elevada importância, a plataforma “Giorgio” que serve atualmente o Giulia e o Stelvio.

Antes de receber a «pasta» do Milano, Cereda também esteve encarregue do desenvolvimento da versão híbrida plug-in do Alfa Romeo Tonale — uma proposta que já pudemos testar.

© Alfa Romeo

O que esperar?

Para melhor perceber o que esperar do novo Milano, temos dois pontos de referência: o Jeep Avenger e o Fiat 600. O Alfa Romeo Milano vai partilhar com estes a sua plataforma (e-CMP2) e o local de produção em Tychy, na Polónia.

Vai, por isso, posicionar-se abaixo do Tonale e será o novo degrau de acesso à Alfa Romeo. Ainda não temos as especificações finais, mas no caso do Milano 100% elétrico, não nos surpreenderia se fossem idênticas às dos Avenger e 600: 115 kW (156 cv) de potência e uma bateria de 54 kWh, capaz de oferecer uma autonomia à volta dos 400 km.

Resta agora esperar pelo dia 10 de abril para ter todas as certezas.