Notícias O Aston Martin DB6 Volante do Rei Carlos III anda mesmo a vinho branco e soro de leite?

Insólito

O Aston Martin DB6 Volante do Rei Carlos III anda mesmo a vinho branco e soro de leite?

O Rei Carlos III tem um Aston Martin DB6 Volante há mais de 50 anos, mas é o combustível que usa que o distingue dos outros.

Aston Martin DB6 Volante perfil
© Aston Martin

É conhecido o gosto do Rei Carlos III — coroado hoje — por automóveis, particularmente os provenientes da igualmente nobre Aston Martin.

Uma preferência que terá a ver, suspeitamos, com o facto de lhe ter sido oferecido pela mãe, a Rainha Isabel II, um Aston Martin DB6 Volante no seu 21.º aniversário, em 1969.

E ao fim deste tempo, o Rei Carlos III ainda mantém o seu DB6 Volante, ainda que já não esteja totalmente original.

A defesa do ambiente tem sido uma das facetas conhecidas de Carlos III, o que serviu de incentivo a modificar o seu clássico para consumir outro tipo de combustíveis que não os de origem fóssil…

… mas consome mesmo vinho branco e soro de leite!?

Não exatamente. Se assim fosse, certamente mais de nós andariam a abastecer o seu veículo com este… combustível.

“Acredite nisto; anda com excedentes de vinho britânico inglês e soro de leite do processo de fabricação do queijo. Fiz essa conversão há muito tempo atrás.”

Rei Carlos III em declarações à BBC

O que o Aston Martin DB6 Volante do Rei Carlos III usa como combustível é, efetivamente, E85, uma mistura de bioetanol (85%) com gasolina (15%). Como o próprio diz, resulta do aproveitamento dos excedentes de produção do vinho branco e do soro de leite, usado no processo de fabricação do queijo.

O uso de vinho branco para fazer bioetanol vem do tempo em que o Reino Unido fazia parte da União Europeia. A UE tem limites estabelecidos à produção de vinho e caso haja produção em excesso, este é usado para fazer biocombustíveis, como o E85.

Este DB6 Volante é mais potente

O Rei Carlos III conseguiu convencer os engenheiros da Aston Martin a modificar o seis cilindros em linha de 4,0 l do seu DB6 Volante para consumir este biocombustível.

Um pedido a que não estavam inicialmente muito recetivos, afirmando que ia apenas estragar o motor. Após insistência do então príncipe e até, diz-se, de ameaçar que deixaria de conduzir o carro, os engenheiros da Aston Martin meteram mãos à obra.

E assim, este Aston Martin DB6 Volante passou a consumir vinho branco e soro de leite… mais ou menos.

Contudo, ao contrário dos receios dos engenheiros da marca britânica, o seis cilindros em linha acabou por ficar melhor do que na sua forma original. Tem até mais potência que os 286 cv originais, apesar de não terem avançado com valores.

Um resultado que talvez não surpreenda. Caso um motor esteja preparado para consumir E85, vai debitar mais potência do que se consumisse gasolina regular. Isto acontece pela superior octanagem do combustível, assim como pela sua ignição mais rápida. Os «monstros» da Koenigsegg têm-no demonstrado há muito.

Mais conversões

O DB6 Volante não foi o único veículo que o Rei Carlos III converteu para usar combustíveis mais limpos que os de origem fóssil. Os veículos Diesel que fazem parte da frota real foram convertidos para usarem biodiesel e nem o comboio da família real escapou. Deixou de usar gasóleo para consumir óleo de fritar usado.