Notícias Desporto dos milhões. Estas são as personalidades mais ricas da Fórmula 1

Fórmula 1

Desporto dos milhões. Estas são as personalidades mais ricas da Fórmula 1

Há muito que os milhões ditam os contornos da Fórmula 1, uma disciplina que se veste de luxo, exclusividade e glamour. Quem são os mais ricos deste "mundo"?

Toto Wolff F1 Mercedes-AMG
© Mercedes-AMG Petronas F1 Team

Toto Wolff é o bilionário mais recente do universo da Fórmula 1, entrando assim para um clube exclusivo de personalidades onde já estavam nomes como Sir Jim Ratcliffe, Lawrence Stroll ou Carlos Slim.

Fórmula 1 é sinónimo de dinheiro. Sempre foi e sempre será. Há muito que as fortunas pessoais ditam frequentemente os contornos de uma disciplina que sempre se vestiu de luxo, exclusividade e glamour.

As corridas do Mónaco e, mais recentemente, de Las Vegas, ilustram isso de forma perfeita. É o espetáculo dos milhões, do «barulho» das luzes e dos famosos.

E é precisamente isso que alimenta o show da Fórmula 1, que está mais global do que nunca. Culpem a Netflix — já todos viram “Drive to Survive”, certo? — e, acima de tudo, a Liberty Media, que transformou por completo este desporto, tornando-o mais lucrativo do que nunca.

F1 Australia GP 2023
© Red Bull Content Pool Depois da série “Drive to Survive” da Netflix a popularidade da Fórmula 1 disparou, sobretudo nos Estados Unidos da América

Desde que a Liberty Media assumiu as rédeas da Fórmula 1 a categoria nunca mais parou de crescer e valorizar. E porque os números nunca mentem, importa olhar para eles. A Liberty pagou (no final de 2016) 4,4 mil milhões de dólares pela Fórmula 1; agora, segundo a Forbes, já vale 17,1 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 15,77 mil milhões de euros.

Agora que já consegui estabelecer — se é que era preciso — que a F1 é um espetáculo de milhares de milhões, não é de estranhar que nos paddocks das corridas haja uma concentração de bilionários por metro quadrado que não podemos encontrar em muitos outros sítios do planeta.

Como começámos por referir, Toto Wolff é o mais recente a entrar nesse clube exclusivo. A Forbes acaba de anunciar que o austríaco, chefe de equipa e diretor executivo da Mercedes-AMG Petronas F1 Team, tem uma fortuna avaliada em mil milhões de dólares, aproximadamente 920 milhões de euros. Mas há muitos outros com bolsos ainda mais fundos.

O «caminho das estrelas» de Toto Wolff

Depois de uma carreira modesta como piloto, Toto Wolff transformou-se num dos rostos mais conhecidos e importantes da Fórmula 1, ao ponto de se perfilar como um dos maiores líderes da história da categoria, depois de ter levado os «flechas prateadas» a oito títulos mundiais de construtores consecutivos.

Mercedes-AMG F1 Petronas Toto Wolff
© Mercedes-AMG Petronas F1 Team Toto Wolff

Mas aquilo que muitos não sabem é que Toto Wolff não é apenas o team principal da Mercedes-AMG Petronas F1 Team. Ele é também um dos principais accionistas da equipa: o austríaco detém — em partes iguais com a INEOS e a Mercedes-Benz Group AG — um terço das ações da equipa.

Wolff tem outros investimentos, entre eles uma participação de 0,95% na Aston Martin Lagonda Global Holdings, além de ter tido 5% das ações da Williams F1, que foram vendidas na aquisição da equipa, em 2021, por parte da Dorilton Capital.

Carlos Slim, o mais rico de todos

A fortuna de Toto Wolff pode parecer impressionante, mas está muito longe de ser a mais «recheada» do universo Fórmula 1. Aliás, está a mais de 92 mil milhões de dólares de distância (cerca de 85 mil milhões de euros) de Carlos Slim, o magnata mexicano que é dono da América Móvil, que controla a Telmex, a Telcel e a Claro, entre outras.

© Red Bull Content Pool Christian Horner, o «patrão» da Red Bull Racing, e Carlos Slim

O mexicano, além de ter sido o «padrinho» da Sérgio Pérez no seu trajeto até à Fórmula 1, é um dos principais patrocinadores da Red Bull Racing. E o é precisamente através da Claro, cujo logótipo surge bem visível na asa dianteira dos monolugares de Checo Pérez e Max Verstappen.

Slim é atualmente a oitava pessoa mais rica do planeta, segundo a Forbes, e está a uma larga distância de todas as restantes personalidades que ocupam o universo da Fórmula 1.

Dietrich Mateschitz

Importa referir Dietrich Mateschitz não só devido ao seu papel na Fórmula 1 moderna como também a servir como referencia às fortunas que vamos mencionar ao longo deste artigo.

O co-fundador da Red Bull, falecido em 2022, era o único que conseguia aproximar-se de Slim. O austríaco tinha uma fortuna avaliada em 27,4 mil milhões de dólares (cerca de 25,2 mil milhões de euros), de acordo com a Forbes.

Dietrich Mateschitz Red Bull
© Red Bull Content Pool

Recorde-se que Mateschitz era diretor executivo da empresa de bebidas energéticas e detinha 49% das ações da companhia. E esta, por sua vez, tinha duas equipas na Fórmula 1: Red Bull Racing e AlphaTauri.

Além disso Mateschitz era ainda proprietário do Red Bull Ring, o circuito austríaco que acolhe a Fórmula 1 desde 2014, de forma consecutiva.

Sir James Ratcliffe

Pode não ser um nome (ou uma cara) tão conhecido quanto o de Toto Wolff, mas a verdade é que Sir James Ratcliffe tem sido uma personalidade dominante dentro da Mercedes-AMG Petronas F1 Team, equipa da qual detém 33% através da Ineos.

Ratcliffe, que é a pessoa mais rica do Reino Unido, é o presidente e o diretor executivo da Ineos, que é uma das maiores empresas químicas do planeta. A sua fortuna está avaliada em 16,3 mil milhões de dólares, cerca de 15 mil milhões de euros.

sir james ratcliffe Ineos Group (1)
© INEOS Sir James Ratcliffe

John C. Malone

John C. Malone, bilionário das telecomunicações, supervisiona os direitos comerciais da Fórmula 1 através do Formula One Group, que é detido pela Liberty Media. Empresa que o próprio Malone fundou em 1991 e que tem atualmente, segundo a Forbes, o “império desportivo mais valioso do mundo”.

O norte-americano é ainda dono dos Atlanta Braves (através da Liberty Media), equipa da Major League Baseball dos EUA, e detém uma participação de 77% na estação de rádio SiriusXM.

John C. Malone Liberty Media-2-2
© Warner Bros. Discovery, Inc. John C. Malone

A fortuna de John C. Malone está avaliada em 9,3 mil milhões de dólares, aproximadamente 8,57 mil milhões de euros.

Lawrence Stroll

Lawrence Stroll é o presidente executivo da Aston Martin e detém cerca de 23% das ações da empresa britânica e é o proprietário da Aston Martin F1 Team, equipa onde corre o seu filho, Lance Stroll.

Lawrence_Stroll
© Aston Martin

O canadiano, que também investiu em marcas de roupa como Tommy Hilfiger e Michael Kors, tem uma fortuna avaliada em 3,6 mil milhões de dólares, aproximadamente 3,32 mil milhões de euros.

Fonte: Forbes