Notícias Skoda mostra imagens do novo Kodiaq uma semana antes da estreia mundial

Antevisão

Skoda mostra imagens do novo Kodiaq uma semana antes da estreia mundial

A versão híbrida plug-in é uma das maiores novidades da segunda geração do Skoda Kodiaq, que vai ser apresentada na próxima semana.

Numa altura em que falta apenas uma semana para conhecermos o novo Skoda Kodiaq, a marca checa continua a revelar alguns dos segredos deste SUV, que se prepara para entrar na segunda geração.

Desta vez, a Skoda optou por revelar alguns esboços do novo Kodiaq, que já nos permitem antecipar as linhas do futuro modelo, que terá uma aparência mais musculada e formas mais esculturais.

Apesar disso, não haverá um corte radical com aquilo que conhecemos deste modelo, que vai continuar a apresentar uma assinatura luminosa dianteira dividida em dois, uma grelha frontal de grandes dimensões e uma carroçaria SUV tradicional, resistindo à moda dos SUV coupé.

Já na traseira, estes esboços mostram duas soluções distintas: se numa das imagens vemos dois farolins unidos por uma barra luminosa, na outra vemos uma assinatura luminosa mais convencional, com o formato de um “C”.

Quanto às dimensões, apesar de não serem perceptíveis nestas imagens teaser, importa dizer que o novo Skoda Kodiaq vai crescer 61 mm em comprimento (4758 mm), com a largura (1864 mm), a altura (1657 mm) e a distância entre eixos (2791 mm) a permanecerem inalteradas.

Mesmo assim, a Skoda promete mais espaço a bordo, seja para quem viaja na terceira fila de bancos, que passa a ter mais 15 mm de altura para a cabeça, seja ao nível da bagageira. Esta última vai oferecer entre 340 l e 845 l (dependendo da posição dos bancos traseiros) na versão de sete lugares e até 910 l (mais 75 litros do que antes) na versão de cinco lugares.

E por falar em espaço a bordo, já podemos olhar para o interior, que já foi revelado. E como seria de esperar, vai representar uma transformação significativa face ao que conhecíamos do anterior Kodiaq.

Entre as maiores novidades destaca-se o novo painel de instrumentos digital com 10,25”, o novo sistema de info-entretenimento com 13” e os três pequenos ecrãs — cada um com 1,25 polegadas — que surgem integrados nos comandos rotativos da climatização.

Versão híbrida plug-in com mais de 100 km de autonomia

A maior novidade da segunda geração do Skoda Kodiaq está «escondida» entre as motorizações, já que o SUV da marca checa vai disponibilizar, pela primeira vez, uma versão híbrida plug-in (PHEV), denominada Kodiaq iV.

Nesta versão, um motor 1.5 TSI de 150 cv surge associado a um motor elétrico e a uma bateria de 25,7 kWh de capacidade, para uma potência total combinada de 204 cv e para uma autonomia em modo 100% elétrico superior a 100 quilómetros.

Quando a autonomia elétrica se esgota, é bom saber que a versão PHEV do Skoda Kodiaq vai aceitar potências de carregamento de até 50 kW em corrente contínua (DC) e de até 11 kW em corrente alternada (AC).

Depois, destaque também para uma versão inédita com tecnologia mild-hybrid eTSI associada a um motor de 1.5 l com 150 cv. Acima desta versão encontramos uma variante mais potente, com um bloco 2.0 TSI de 204 cv.

Skoda Kodiaq
© Skoda

A somar a isso, a marca checa vai continuar a oferecer motorizações Diesel, sempre associadas a um bloco 2.0 TDI, que pode ter dois níveis de potência: 150 cv e 193 cv.

Quando será revelado?

A segunda geração do Skoda Kodiaq vai ser apresentada ao mundo no próximo dia 4 de outubro. A chegada ao mercado deve acontecer alguns meses depois, no final deste ano ou no início de 2024.