Notícias Há um novo Citroën C3 Aircross com até 7 lugares mas não vem para a Europa

Arranque a Frio

Há um novo Citroën C3 Aircross com até 7 lugares mas não vem para a Europa

Este novo Citroën C3 Aircross é um modelo distinto do europeu e tem como destino os mercados indiano, sul-americano e o sudeste asiático.

Citroën C3 Aircross frente 3/4
© Citroën

O novo Citroën C3 Aircross é o segundo modelo da marca francesa específico para outros mercados que não o europeu.

O primeiro foi o C3 lançado em 2022, que recebeu recentemente o galardão de Carro Urbano Mundial do Ano nos World Car Awards.

Também o novo Citroën C3 Aircross assenta sobre a base CMP — a mesma dos modelos homónimos europeus, mas com adaptações específicas para estes mercados —, apresentando-se com 4,30 m de comprimento e 1,654 m de altura.

Bem maior que o C3, permite até contar, em opção, com uma terceira fila de bancos, subindo a lotação até sete lugares — uma opção popular nesses mercados. O modelo europeu só tem até cinco lugares.

A motorizá-lo tem, por agora, apenas o conhecido 1.2 turbo de três cilindros, com 110 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Mais tarde receberá uma caixa automática de seis velocidades e também uma variante 100% elétrica.

O novo Citroën C3 Aircross será produzido em Porto Real, no Brasil e em Thiruvallur, na Índia. Chegará à América do Sul e Índia este ano, com a Indonésia a recebê-lo em 2024.

Quanto ao «nosso» C3 Aircross, também deveremos conhecer uma nova geração ainda este ano.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.