Notícias Adeus, Renault Zoe. Elétrico francês não vai ter nova geração

Antevisão

Adeus, Renault Zoe. Elétrico francês não vai ter nova geração

A informação foi confirmada por Fabrice Cambolive, diretor de operações da Renault. Caberá ao novo Renault 5 o papel de suceder ao Zoe.

Renault Zoe de frente
©Renault

O Renault Zoe não vai ter direito a uma nova geração e vai dizer adeus, ao que tudo indica, em 2025, quando surgirem os elétricos Renault 4 e 5.

A informação foi confirmada por Fabrice Cambolive, diretor de operações da Renault, em entrevista aos britânicos da Autocar, onde também anunciou a continuidade do Clio e do Captur.

De acordo com Cambolive, esta decisão traduz-se numa abordagem dupla onde híbridos (Clio e Captur) e elétricos (Renault 4 e 5) compactos podem coexistir.

A NÃO PERDER: Regresso da lendária 4L começa com o Renault 4Ever Trophy
Renault 5 paris 2022
O Renault 5 será o sucessor espiritual do Zoe e será também o elétrico mais barato da marca francesa — mas tendo em conta as palavras de Luca de Meo, deverá ficar bem mais caro que o Clio a combustão.

Cambolive afirmou que “se necessário”, a Renault terá “o Clio e o Captur até 2035”, que se perfilam como alternativas híbridas aos elétricos Renault 5 e Renault 4, que vão chegar até 2025.

Sobre a gama de elétricos da marca francesa, Cambolive revelou que “o alinhamento perfeito” para o mercado europeu passa por “quatro modelos elétricos e quatro híbridos”, sendo que para cada um deve haver “um máximo de um motor e dois ou três níveis de equipamento”.

Renault 4Ever Trophy Salão de Paris vista dianteira 3/4
O futuro Renault 4 será lançado em 2025 mas já foi antecipado pelo protótipo Renault 4EVER Trophy. © Pedro Alves/Razão Automóvel
Por outras palavras, podemos assumir que nos próximos anos a gama de elétricos vai passar pelo Renault 4, Renault 5, Mégane e Scénic — do qual já vimos o protótipo que mostrámos em vídeo — e que os híbridos serão o Clio, Captur, Arkana e Austral.

O elétrico mais vendido da década

Lançado em 2012, o Zoe vendeu aproximadamente 380 000 unidades até 2022 e foi, de acordo com a Renault, o elétrico mais vendido da década na Europa.

A somar a isso, foi — em termos absolutos — o automóvel elétrico mais vendido da Europa por dois anos consecutivos, em 2015 e 2016, antes de ter sido alvo de uma profunda renovação em 2019.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault Mégane foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal