Notícias A Renault diz que isto é o futuro. Conheçam o Mobilize Solo

Apresentação

A Renault diz que isto é o futuro. Conheçam o Mobilize Solo

O Mobilize Solo pretende antecipar as soluções de mobilidade do futuro. A inspiração foi um skate e… um guarda-chuva.

Mobilize Solo vista traseira, dianteira e lateral

No mínimo surpreendente. É assim que podemos descrever o Mobilize Solo. Depois de revelar as versões de produção do Duo e do Bento é agora este protótipo que mostra o futuro da jovem marca do Grupo Renault.

Inspirado num guarda-chuva e num skate, o Mobilize Solo foi criado pelo estúdio de design da Renault na Índia e, no final de contas, parece uma espécie de cadeira em cima de uma trotineta elétrica.

Com apenas três rodas o Mobilize Solo mede 1,37 m de comprimento; 0,90 m de largura e 1,75 m de altura. À frente do único lugar deste veículo encontramos um joystick em vez de um volante, numa clara alusão ao mundo dos videojogos.

A NÃO PERDER: Mobilize Limo. A nova berlina elétrica do Grupo Renault que não podemos comprar
Mobilize Solo
Debaixo do banco «esconde-se» um espaço de arrumação.

Contudo, o mais interessante é mesmo a sua carroçaria assimétrica. Produzida com recurso a 50% de materiais reciclados, esta permite usufruir da liberdade proporcionada por uma trotineta elétrica com um maior nível de proteção.

Super-compacto

Por contar com uma espécie de carroçaria o Mobilize Solo até pode parecer um quadriciclo, mas é uma solução de mobilidade individual equiparável a uma trotineta elétrica.

Desta forma, se algum dia o Solo for produzido este poderá ser usado em ciclovias e não será necessária qualquer habilitação legal para o conduzir. Também o uso de capacete ou cinto de segurança será dispensável.

Apesar de tudo isto, a Mobilize não descurou a segurança e além da carroçaria equipou o seu protótipo com um airbag lateral e um botão de emergência ativado com o pé para desligar o Solo.

O Mobilize Solo é tão compacto que seis unidades ocupam o espaço equivalente a um automóvel.

Sem ter anunciado a potência do Solo, a Mobilize revelou que este protótipo tem uma velocidade máxima de 25 km/h, precisamente o máximo permitido a uma trotineta elétrica em diversos países europeus.

Três formas de carregamento

Por enquanto não sabemos a capacidade da bateria que equipa este protótipo. Contudo, sabemos que esta pode ser recarregada de três formas diferentes.

A primeira é através de uma tomada elétrica normal; na segunda bateria pode ser removida e carregada em casa e, por fim, também é possível carregar o Mobilize Solo por indução.

Neste último caso, só um Mobilize Solo precisa de estar ligado fisicamente a um posto de carregamento, usando a indução para transferir a energia para os Solo colocados atrás dele.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Renault foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?