Notícias Parisienses votaram e SUV vão pagar mais para estacionar. Saiba quanto

Estacionamento

Parisienses votaram e SUV vão pagar mais para estacionar. Saiba quanto

Além dos SUV, todos os automóveis, incluindo elétricos, que tenham mais que um certo peso vão pagar mais para estacionar em Paris.

Carros estacionados
© Anne Nygard / Unsplash

Ontem, 4 de fevereiro, foi realizado um referendo em Paris, França, para decidir se os SUV e veículos mais pesados e de grandes dimensões vão pagar mais para poderem estacionar dentro da cidade.

Apenas 5,7% dos eleitores parisienses (78 121 eleitores de um total de 1 374 532 eleitores) compareceram à votação, mas o resultado do referendo foi decisivo: 54,5% votaram a favor do aumento das taxas de estacionamento e 45,5% contra.

Estacionamento em Paris
© Alex Azabache / Unsplash

Ficou assim decidido que o valor a pagar pelo estacionamento dos automóveis mais “volumosos e poluentes”, segundo a Câmara Municipal, custará o triplo do que custava até agora. Ou seja, até 18 euros por hora (dependendo do distrito de Paris).

O «alvo a abater» são, sobretudo, os SUV, mas esta medida vai abranger todos os automóveis com mais de 1600 kg. Além destes, os elétricos também foram incluídos, mas só serão afetados aqueles que ultrapassem os 2000 kg.

“Estamos orgulhosos de ter colocado uma questão eminentemente ambiental numa altura em que o ambiente é apresentado como a fonte de todos os males.”

Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris

Como já acontecia até agora, os residentes em Paris não vão ser afetados por esta medida. Também há isenções para famílias grandes, profissionais (que conduzem veículos de mercadorias), taxistas, profissionais de emergências médicas e pessoas com deficiência. Além disso, à noite/madrugada e aos domingos, o estacionamento continuará a ser gratuito para todos os veículos.

Relembramos que este referendo decorreu praticamente um ano depois de um outro, que levou à proibição das trotinetes elétricas na capital francesa.

Além disso, Paris está a expandir a rede de ciclovias, com o objetivo de se tornar numa cidade totalmente ciclável. Desde 2020, as ruas parisienses já receberam 84 km de ciclovias, o que levou a que o uso de bicicletas aumentasse em cerca de 71%.

Opiniões contra e a favor

Com praticamente metade dos eleitores divididos no tema de estacionar SUV na cidade de Paris, não faltaram reações e opiniões contraditórias.

Do lado de quem está a favor, ouviram-se opiniões como “é realmente necessário um SUV em Paris? Levo o meu filho de bicicleta, encontrámos soluções”.

Em oposição, o custo do estacionamento por dia foi evidenciado: “vai custar cerca de 200 euros por dia. Isso é extremamente caro”. Uma das pessoas afetadas disse ainda: “o objetivo é que deixemos de usar o carro, mas precisamos do carro para sair de Paris durante as férias e os fins de semana”.

“Temos de nos opor firmemente a estes ataques à liberdade, sob falsos pretextos ecológicos. Se não forem impedidos agora, esta rebelião injustificada liderada por uma minoria ultra-urbana e anti-carro vai-se espalhar como gangrena para outras cidades.”

Grupo 40 millions d’automobilistes

Entretanto, o grupo “40 millions d’automobilistes” criou uma petição com o objetivo de apoiar a liberdade dos condutores poderem utilizar o veículo que bem entenderem.

Atualização às 15:30: Informação adicional sobre quem estará isento desta medida.