Notícias Smartphone com rodas? Este é o primeiro automóvel da Xiaomi

Antevisão

Smartphone com rodas? Este é o primeiro automóvel da Xiaomi

Já foram revelados os primeiros detalhes oficiais do novo Xiaomi SU7, o primeiro automóvel do gigante chinês de tecnologia.

Xiaomi SU7 3/4 de frente
© MIIT China

Além dos telemóveis e do extenso catálogo de produtos que tem disponíveis em todo o mundo, a empresa chinesa de tecnologia Xiaomi vai também ser sinónimo de automóveis 100% elétricos.

O primeiro deles, Xiaomi SU7, acabou de ser revelado através de um conjunto de imagens do MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologias de Informação), para efeitos de homologação.

Como já tinha sido antecipado há oito meses — na altura com outro nome —, o Xiaomi SU7 será uma berlina familiar de quatro portas e de dimensões avantajadas: tem praticamente cinco metros de comprimento (4997 mm), quase dois metros de largura (1963 mm) e a altura fica-se pelos 1455 mm. A distância entre eixos são três metros exatos.

Xiaomi SU7 traseira
© MIIT China

Por entre os dados disponíveis percebemos que vão existir duas opções motrizes. Uma delas estará equipada com um único motor, instalado no eixo traseiro e com uma potência máxima de 220 kW (299 cv). Em alternativa, estará disponível uma versão com dois motores, um em cada eixo, mas com uma potência máxima combinada de 495 kW (673 cv).

A opção menos potente anuncia um peso total inferior a duas toneladas (1980 kg), enquanto a de dois motores chega às 2,2 toneladas.

A versão base será «alimentada» por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), produzida pela BYD. Já a versão de dois motores receberá uma bateria de níquel, cobalto e manganês (NCM), produzida pela CATL.

De momento ainda não foram divulgados dados relativamente à capacidade de ambas as baterias ou respetivas autonomias. No entanto, sabemos que a versão menos potente atinge os 210 km/h, enquanto a mais potente chega aos 265 km/h.

Três níveis de equipamento

Segundo os dados revelados pelo MIIT, vão existir três versões: SU7, SU7 Max e o SU7 Pro. Olhando para as imagens disponíveis, descobrimos jantes de 19” e 20”, além de uma versão com um sistema de travagem melhorado. Em opção, estará presente um spoiler traseiro retrátil no topo da tampa da bagageira.

Nas opções mais recheadas, estão também integrados sistemas como um LiDAR no tejadilho (imagem de capa), por exemplo, que deverá dar ao SU7 atributos reforçados em segurança ativa e condução autónoma. Nem sequer faltam câmaras instaladas nos pilares laterais.

Xiaomi SU7 vista superior
© MIIT China

Do interior só existem algumas imagens a «passear» pela Internet, mas já sabemos que o enorme monitor instalado ao centro do tabliê será alimentado pelo sistema operativo HyperOS, que a Xiaomi também tem disponível nos seus smartphones.

Quando chega?

A produção do novo Xiaomi SU7 deverá começar ainda este ano, numa das fábricas da BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Co. Ltd), na China.

As primeiras entregas a clientes estão previstas para fevereiro do próximo ano e nem sequer vai faltar uma “Founder’s Edition” na sua fase de lançamento.

© MIIT China A ausência do LiDAR e as rodas mais pequenas (19″) denunciam a versão base do Xiaomi SU7

Quanto a uma eventual comercialização na Europa ou em qualquer outro mercado fora China, ainda não existem dados concretos. No entanto, a Xiaomi já é uma marca conhecida por muitos consumidores europeus, o que a poderá levar a adicionar o mundo automóvel ao seu extenso catálogo de produtos disponíveis no «velho continente».

Fonte: CarNews China

Sabe esta resposta?
Ainda antes dos sistemas de navegação por GPS, que marca colocou um mapa no tabliê para dar uma ajuda nas viagens mais longas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê