Notícias Novo Porsche Panamera está quase pronto. O que esperar?

Antevisão

Novo Porsche Panamera está quase pronto. O que esperar?

A nova geração do Porsche Panamera vai ser revelada ao mundo em novembro e estará focada nas versões híbridas plug-in E-Hybrid.

Testes Porsche Panamera Barcelona
© Porsche

Muito se escreveu sobre o futuro do Porsche Panamera, sobretudo depois do sucesso comercial que o seu equivalente elétrico, o Taycan, tem conhecido. Mas a berlina da marca de Estugarda vai mesmo ter uma nova geração, que será revelada ao mundo no próximo mês de novembro.

Os engenheiros da Porsche estão agora a ultimar os derradeiros detalhes no novo Panamera — do qual deixaram que tivéssemos um vislumbre —, que está a ser submetido aos testes de condução finais, em Barcelona, Espanha.

Porsche Panamera traseira
© Porsche

Depois dos testes nos EUA, na Escandinávia, na África do Sul e na Ásia, o novo Panamera está agora em solo espanhol para que possam testar o novo chassis com controlo ativo do amortecimento e a unidade motriz, que surge associada a uma nova caixa PDK.

Quatro versões híbridas plug-in

A grande aposta da Porsche para a nova geração do Panamera será na eletrificação, reforçando a gama de versões híbridas plug-in do modelo, como explica o diretor de produto do Porsche Panamera, Thomas Friemuth:

Depois de já oferecermos três E-Hybrid na segunda geração do Panamera, vamos acrescentar uma quarta versão híbrida plug-in no novo Panamera. Esta é a nossa resposta à enorme procura dos nossos clientes. Em alguns países, a proporção de Panamera E-Hybrid é de quase 100%.

Thomas Friemuth, diretor de produto do Porsche Panamera

Na base de todos os modelos E-Hybrid do Panamera estará um motor elétrico novo, mais potente do que atualmente, ainda que a Porsche não especifique a potência — geração atual declara 100 kW (136 cv).

Certo, para já, é que este motor surge integrado numa nova transmissão PDK, que promete ser mais leve e eficiente, ainda que com um desempenho superior.

testes Porsche Panamera Barcelona
© Porsche

Autonomia elétrica próxima dos 100 km

Outra novidade já confirmada é a bateria, que vai passar de 17,9 kWh de capacidade para 25,9 kWh. De acordo com Thomas Friemuth, vai permitir “conduzirmos em modo elétrico até 70% mais longe comparativamente com o antecessor”.

A NÃO PERDER: Futuro Porsche Panamera já acelera no Nürburgring

É certo que a Porsche ainda não divulgou as autonomias em modo 100% elétrico dos novos Panamera E-Hybrid, mas se olharmos para o anterior Panamera 4 E-Hybrid, que anunciava uma autonomia elétrica de até 56 km (ciclo WLTP), e adicionarmos 70%, percebemos que se irá aproximar da meta dos 100 km.

Novo chassis ativo disponível

Além da nova caixa PDK, da bateria de maior capacidade e dos motores revistos, o novo Panamera estará disponível, pela primeira vez (de forma opcional), com um chassis com controlo ativo de amortecimento.

Com o novo chassis ativo, estabelecemos novos padrões. Pudemos sentir isso mesmo em cada metro dos nossos test drives – muito confortável nos paralelepípedos dos portos de Barcelona e bastante dinâmico e ágil nas estradas rurais sinuosas dos arredores.

Thomas Friemuth, diretor de produto do Porsche Panamera

De série, o novo Panamera estará equipado com um chassis semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas, que podem regular as fases de compressão e recuperação de forma independente.

Quando será revelado?

A terceira geração do Porsche Panamera será apresentada ao mundo no Icons of Porsche Festival, no Dubai, no dia 24 de novembro de 2023.

A chegada ao mercado português deve acontecer durante a primeira metade do próximo ano.