Notícias Maserati Grecale Folgore revelado com 557 cv e 500 km de autonomia

Salão de Xangai 2023

Maserati Grecale Folgore revelado com 557 cv e 500 km de autonomia

Prometida desde que o Maserati Grecale foi apresentado, a versão Folgore movida apenas por eletricidade, foi revelada no Salão de Xangai, na China

Maserati Grecale Folgore no Salão de Xangai
© Maserati

A designação Folgore é uma das que tem sido mais utilizada pela marca do tridente nos últimos meses. Identifica os modelos 100% elétricos da sua gama e foi introduzida com o elegante GranTurismo.

Talvez a combinação mais esperada seja a que vê associada a cadeia cinemática elétrica ao novo SUV da marca italiana. Ou seja, o Maserati Grecale Folgore, precisamente o modelo que a marca acaba de apresentar (em estreia mundial) no Salão de Xangai.

Maserati Grecale Folgore em números

A versão 100% elétrica do Maserati Grecale utiliza um sistema semelhante ao do Granturismo, mas adaptada ao tamanho e às características de um SUV mais familiar e luxuoso. Inclui um sistema elétrico de 400 V, alimentado por uma bateria (bem grande) com 105 kWh.

© Maserati

A autonomia máxima declarada para o Grecale Folgore é de 500 km (valor previsto em ciclo WLTP) e o consumo em ciclo combinado de 23,6 kWh/100 km.

Nos momentos de carregamento, a utilização de corrente alternada (AC) permite uma carga máxima de 22 kW. Se tivermos acesso a um carregador rápido de corrente contínua (DC), este valor pode chegar aos 150 kW. Ou seja, o Grecale Folgore poderá receber mais 100 km de autonomia a cada nove minutos. E um carregamento entre os 20% e os 80% terá uma duração inferior a meia-hora.

© Maserati

O sistema de propulsão conta com dois motores elétricos de 205 kW (279 cv), um em cada eixo (logo, tração integral), deixando a potência máxima combinada do sistema nos 410 kW (558 cv) e o binário máximo nos 800 Nm — o Folgore passa a ser o Grecale mais potente de todos, superando os 530 cv do Trofeo.

Neste ponto, os valores indicados pela marca mostram uma velocidade máxima de 220 km/h, mas também uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1s, atingindo os 200 km/h em 16,1s. É também o Grecale mais pesado de todos, com 2480 kg (!).

Folgore com estética diferenciada

A versão 100% elétrica do Grecale conta com elementos inspirados no Trofeo, de visual mais desportivo, mas também outros que são exclusivos dos Folgore. Entre eles, as jantes «aero» com um diâmetro entre 19″ e 21″, consoante o mercado, mas também uma grelha frontal específica.

A carroçaria desta versão elétrica recebeu ainda um tom único, designado por Rame Folgore. Inspirado na arquitetura e na forma como a luz incide na fachada do Museu Guggenheim em Bilbau, é exclusivo ao Grecale elétrico.

Distingue-se ainda pelo spoiler dianteiro, os puxadores das portas e as saias laterais em preto brilhante. E para contrastar, as pinças de travão e todos os logótipos da marca têm um tom cobre. As três saídas de ventilação laterais, tão características da Maserati, são iluminadas no Folgore.

Maserati Grecale Folgore interior
© Maserati

Quando chega?

A Maserati ainda não anunciou a data de chegada do Grecale Folgore, mas será durante este ano.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do sistema elétrico que equipa o Maserati Granturismo Folgore?