Notícias Próxima Audi RS 4 Avant não se vai chamar RS 4 Avant

Fotos-espia

Próxima Audi RS 4 Avant não se vai chamar RS 4 Avant

Não só vai mudar de nome, como a sucessora da Audi RS 4 Avant vai também abraçar a eletrificação… mas não vai ter um quatro cilindros.

Audi RS 5 Avant
© Razão Automóvel

A Audi está a mudar o nome dos seus modelos, separando os elétricos dos a combustão e, por isso, os seus elétricos vão ser associados aos números pares e os a combustão aos números ímpares.

O objetivo é clarificar, mas provavelmente irá gerar alguma confusão. Afinal, o sucessor do A4, ainda a combustão, irá chamar-se A5, designação a que corresponde hoje um coupé, um cabrio e um «coupé» de cinco portas.

O mesmo irá acontecer com a versão mais desportiva do atual A4, a RS 4 Avant. Dêem as boas vindas à nova Audi RS 5 Avant.

Segundo as informações disponibilizadas pelos nossos «infiltrados» nas zonas de testes geladas no norte da Europa, os protótipos camuflados que vê nestas imagens escondem a nova carrinha desportiva de Ingolstadt.

O que já sabemos sobre a RS 5 Avant?

Os muitos quilómetros percorridos por estes protótipos já deixaram marcas de desgaste na camuflagem, revelando detalhes como os alargamentos da carroçaria.

Além disso, fica também visível que ainda se trata de um protótipo algo «em bruto» e com um nível de acabamentos notoriamente afastado de um modelo de produção.

Seja como for, a dimensão generosa da grelha frontal, as entradas de ar adicionais e o visual imponente de todo o conjunto, parecem mostrar que há um digno representante dos Audi RS a caminho do mercado. Ainda assim, esta Audi RS 5 Avant não deverá chegar antes de 2025.

Segundo os rumores, a escolha de motor deverá recair numa motorização híbrida plug-in. Só que ao contrário da Mercedes-AMG, que apostou num quatro cilindros para o C 63 em detrimento do melodioso bloco V8 — um dos dos rivais a abater —, a futura RS 5 Avant vai combinar o 2.9 V6 biturbo da atual RS 4 Avant com um motor elétrico (ou mais).

De acordo com os autores das imagens, a sonoridade emanada pelas duas enormes saídas de escape ovais destes protótipos é indicativa de algo com mais de quatro cilindros e bastante cativante.

A RS 4 Avant já debita 450 cv atualmente, pelo que a adição de uma máquina elétrica deverá fazer subir este valor significativamente. Recordamos que o Mercedes-AMG C 63 anuncia 680 cv de potência — a Audi Sport não deverá querer ficar para trás na interminável «guerra de potência».

Caso se confirme, será mais potente que a atual RS 6 Avant que alcança 630 cv na versão GT (!).

Sabe esta resposta?
Que piloto espanhol bateu o recorde do Autódromo de Terramar em 2012, ao volante de um Audi R8 LMS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

De circuito de corridas a galinheiro. A história do Autódromo de Terramar