Notícias Agora é definitivo. Último Audi R8 já saiu da linha de produção

Produção

Agora é definitivo. Último Audi R8 já saiu da linha de produção

A produção do Audi R8 estava prevista terminar no fim do ano passado, mas foi prolongada para responder a um pico de procura.

Audi R8 em circuito, frente
© Audi

A notícia não é nova, até porque o fim de produção do Audi R8 tinha sido anunciado para o fim de 2023. Porém, após esse anúncio, houve um pico de procura pelo supercarro e a Audi decidiu prolongar a produção por mais algum tempo.

Assim, só agora, em março de 2024, é que surge a notícia de que a última unidade saiu oficialmente da linha de produção na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha.

Encontro de gerações do Audi R8
Todos os Audi R8 GT reunidos.

O supercarro da Audi

Termina assim a carreira do Audi R8, que começámos a vislumbrar em 2003 com a revelação do protótipo Le Mans quattro — um tributo na forma de supercarro às vitórias sucessivas da Audi nas 24 Horas de Le Mans.

Três anos depois, o protótipo dava lugar ao Audi R8 de produção, o primeiro supercarro da marca. Algo que foi só possível devido à aquisição, uns anos antes, da Lamborghini, que da mesma base fez nascer o Gallardo.

Do original, equipado com o V8 naturalmente aspirado de 4,2 l e uma caixa de velocidades manual, passaram 18 anos e duas gerações deste modelo. A saga termina no mais recente R8 GT, agora com um bem maior e mais potente V10 naturalmente aspirado de 5,2 l. Este é o motor que acabou por definir o supercarro alemão.

Apesar da geração a combustão ter chegado ao seu fim, existem rumores de que a Audi poderá voltar aos superdesportivos, mas desta vez com um 100% elétrico, derivado da futura plataforma SSP do Grupo Volkswagen.

A acontecer só será mais próximo do final da década, mas enquanto não há confirmações, só podemos recordar o Audi R8, aclamado pela crítica e por aqueles entusiastas que abraçaram a ideia de um supercarro com o símbolo dos quatro anéis.

Deixamos o vídeo que a Audi USA fez em homenagem «à vida» do R8:

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2