Notícias Renault 5 Turbo com Wankel responde a uma pergunta que ninguém fez

Engine swap

Renault 5 Turbo com Wankel responde a uma pergunta que ninguém fez

Apesar de se manter fiel à mecânica turbo, este Renault 5 Turbo 2 abdicou do seu motor original para adotar o icónico Wankel 13B da Mazda.

Renault 5 Turbo Wankel
Bring a Trailer

Um dos ícones da “era dourada dos ralis”, o Renault 5 Turbo 2 é daqueles modelos que, à partida, estão “proibidos” de serem alvo de transformações que afetem a sua originalidade, mas há quem pareça discordar desta “regra”.

Produzido em 1985 e entretanto importado para a Califórnia, o 5 Turbo 2 de que falamos hoje é uma de apenas 200 unidades da série “8221”, um “lote” que tinha uma maior cilindrada para permitir ao pequeno gaulês ser homologado na categoria Grupo B.

Contudo, o pedigree desta unidade não parece ter importado ao seu proprietário. A prová-lo está o facto de, atrás do condutor e passageiro, no lugar do tradicional quatro cilindros turbo, estar outro motor que nada tem a ver com o original.

A NÃO PERDER: Heresia? Lunaz converte Bentley Continental S2 num 100% elétrico
Renault 5 Turbo Wankel
À primeira vista nem parece que abdicou do motor original. Bring a Trailer

Novo motor, mas sempre turbo

De acordo com o anúncio no site “Bring a Trailer”, em 2007 o proprietário deste Renault 5 Turbo 2 “fartou-se” do quatro cilindros turbo com 1433 cm3 que o equipava e decidiu oferecer-lhe um motor que… não podia ser mais diferente.

A escolha recaiu sobre o motor Wankel 13B da Mazda, um motor que também tem a sua história no Grupo B, que se celebrizou no RX-7 e que, ainda assim, não ficou a salvo de transformações por parte do proprietário deste Renault 5 Turbo 2.

É que para assumir as novas funções o Wankel recebeu um turbo da empresa Turbonetics, uma unidade de controlo do motor da Life Racing e um controlador de boost ajustável.

Renault 5 Turbo 2
Aqui “esconde-se” motor Wankel que passou a animar este 5 Turbo 2. Bring a Trailer
VEJA TAMBÉM: A fábrica onde a Mazda produzia os “king of spin” Wankel 13B

Curiosamente, a transmissão continuou a cargo da caixa manual de cinco relações que já equipava o Renault 5 Turbo 2. Quanto à potência, infelizmente, os números debitados por este “híbrido” franco-nipónico continuam a ser uma incógnita.

Este carro esteve à venda recentemente no Bring a Trailer, tendo sido adquirido por 78 500 dólares, o equivalente a sensivelmente 66 250 euros — nada mal…

O seu anterior proprietário mostra um pouco o que vale este histórico, mas alterado modelo:

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault Safrane Biturbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Safrane Biturbo, a resposta francesa às “super-berlinas” alemãs