Notícias Renault deixa ver os primeiros detalhes do novo crossover Mégane E-Tech Electric

Teasers

Renault deixa ver os primeiros detalhes do novo crossover Mégane E-Tech Electric

Só chegará ao mercado em 2022, mas a Renault já mostrou os primeiros teasers para o Mégane E-Tech Electric, que se assumirá como um crossover elétrico.

Renault Mégane E-Tech Electric 2021

Durante a Renault Talk #1, uma conferência de imprensa digital em que Luca de Meo (CEO do Grupo Renault) e vários responsáveis da marca expuseram a sua visão para a marca sob o manto do plano Renaulution, foram divulgados os primeiros teasers do futuro Renault Mégane E-Tech Electric.

Recuando um pouco no tempo, em outubro do ano passado ficámos a conhecer o Mégane eVision, um protótipo de um crossover 100% elétrico que antecipava um modelo de produção e que conheceremos no final deste ano (2021), com início de comercialização em 2022. Agora temos um nome: Renault Mégane E-Tech Electric.

Foi divulgada uma imagem do exterior, em que podemos ver parte da traseira, e mais duas do interior, apresentadas por Gilles Vidal, o diretor de design da marca Renault, juntamente com o novo logótipo da marca que o novo modelo também já integra.

VEJAM TAMBÉM: Depois do Renault 5, vem o Renault 4

Na imagem da traseira é possível ver a identificação do modelo e também as óticas traseiras onde é clara a inspiração no protótipo Mégane eVision, com uma faixa LED a toda a largura da traseira apenas interrompida pelo novo logótipo da marca. É possível perceber que, como acontece, por exemplo, com o Clio, terá uns ombros traseiros pronunciados.

As imagens do interior permitem ver parte do ecrã vertical do sistema de infoentretenimento, havendo na sua base uma fila de botões e abaixo destes um espaço para o smartphone. Vemos ainda as saídas de ventilação do passageiro e parte da consola central, com vários espaços de arrumação e um apoia-braços com uns contrastantes pespontos amarelos.

Renault Mégane E-Tech Electric 2021

De notar ainda o aspeto estruturado do interior, de linhas bem definidas, precisas, com finas faixas de LED (em amarelo) para a iluminação ambiente.

Na segunda imagem vemos parcialmente o novo painel de instrumentos digital, estando separado do ecrã do sistema de infoentretenimento pelo que parece ser, presumimos, o local para a chave-cartão típica da Renault.

Renault Mégane E-Tech Electric 2021

Gilles Vidal evidencia um futuro para os interiores da Renault com sistemas de alta tecnologia e ecrãs topo de gama, mais espaço para os ocupantes e mais compartimentos de arrumação, e, ao nível da aparência, novas linhas, espaços e materiais para abraçar este novo capítulo eletrificado na história da Renault.

VEJAM TAMBÉM: Adeus, Renault Scénic, o MPV. Olá, Scénic, o crossover elétrico

Só elétrico

Daquilo que já sabemos sobre o futuro Mégane E-Tech Electric, tal como o nome indica, é que será elétrico. Será o primeiro Renault a assentar sobre a nova plataforma específica para elétricos da Aliança, a CMF-EV, que vimos aparecer antes no Nissan Ariya, pelo que este novo modelo não deverá ter outras motorizações que não sejam 100% elétricas.

Renault Mégane E-Tech Electric 2021

Como já vimos em outros elétricos com plataformas específicas, e mesmo prevendo-se dimensões compactas — deverá ser mais curto do que o Mégane atual a combustão, mas terá distância entre eixos maior —, promete cotas internas dignas do segmento acima, equiparadas ao maior Talisman. A grande diferença estará na altura total que deverá ficar acima de 1,5 m, dando-lhe o epíteto de crossover.

Quando conhecemos o protótipo Mégane eVision, a Renault prometia 450 km de autonomia para a bateria ultrafina (11 cm de altura) de 60 kWh, mas Luca de Meo, na altura, disse que havia potencial para haver versões com ainda mais autonomia.

O protótipo estava equipado com um motor dianteiro (tração dianteira) com 218 cv e 300 Nm, traduzindo-se em menos de 8,0s nos 0-100 km/h para uma massa de 1650 kg — fica por saber se o novo Mégane E-Tech Electric também terá a acompanhá-lo números equivalentes a este.