Notícias Adeus Adam, Karl e Cascada. Mas há muitas novidades Opel a caminho

Antevisão

Adeus Adam, Karl e Cascada. Mas há muitas novidades Opel a caminho

A Opel anunciou os seus planos até 2020. São esperadas oito novidades, entre modelos novos e atualizados, mas temos de dizer adeus ao Adam, Karl e Cascada.

Opel Adam

Continua o aprofundar da integração da Opel no Groupe PSA, com o anúncio, pela marca alemã, das novidades esperadas até 2020 no seu portefólio de modelos.

E, curiosamente, o seu portefólio em 2020 contemplará menos modelos do que hoje em dia. A Opel deixará de marcar presença no segmento A, com o fim do Opel Karl e Opel Adam. Mas não se fica por aqui, com o anúncio do fim do Opel Cascada, o descapotável com base Astra,.

Todos eles continuarão a ser vendidos até ao final de 2019, mas não haverá sucessores. Esta medida permitirá depender menos do hardware GM, contribuir para estar em conformidade com as emissões CO2 e focar a equipa de desenvolvimento em modelos de grande volume de produção e nos segmentos de maior crescimento.

RELACIONADO: Opel GT X Experimental. O futuro da marca começa aqui

Ou seja, como é a norma atual na indústria, haverá uma aposta reforçada nos SUV e Crossover, de modo a que, em 2021, representem 40% das vendas ao invés dos 25% de hoje.

Um novo Mokka X

Entre as três novidades absolutas anunciadas pela Opel, destaca-se, claro, o novo Corsa, a ser apresentado em 2019 — e já reportado por nós anteriormente —, e um ano depois, um sucessor para o Mokka Xo Mokka X? Uma visão rara em Portugal, dado ser Classe 2 nas portagens, mas um modelo de enorme sucesso para a marca na restante Europa.

opel mokka x
Uma visão rara em Portugal, mas um enorme sucesso europeu

A introdução do Crossland X, já assente numa base PSA, e similar em dimensões e propósitos, poderia colocar em causa a existência do Mokka X, mas já é possível ver protótipos de desenvolvimento na estrada da nova geração. O Mokka X será reposicionado, garantindo as devidas distâncias para o Crossland X, e permitindo à Opel abranger uma faixa mais larga do mercado, atenuando os riscos de canibalização.

O terceiro modelo 100% novo é o sucessor do Opel Vivaro, uma aposta essencial para reforçar a sua presença no crescente mercado dos comerciais ligeiros, processo iniciado com o novo Opel Combo. E tal como este é de prever que o novo Vivaro, atualmente derivado da Renault Trafic, passe a ser mais um membro do atual trio Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Toyota ProAce. A sua apresentação está prevista para 2019.

TESTE: Testámos os limites do novo BMW X5. Será o melhor do segmento?

Eletrificação crescente

Além destas três novidades, a Opel referiu mais cinco, que serão na realidade atualizações de modelos já existentes, sem especificar quais. Em vez disso, foi anunciado a aposta crescente na eletrificação — há que estar em conformidade com as normas de emissões e atingir os exigentes patamares propostos para os níveis de CO2.

Opel Grandland X

O maior destaque é a chegada em 2020, do Opel Corsa 100% elétrico, que será acompanhado pelo Grandland X PHEV, um híbrido plug-in — os interessados poderão encomendar previamente ambos os modelos já no verão de 2019.

Em 2020, a Opel terá um total de quatro modelos eletrificados, e em 2024, todos os modelos Opel terão, pelo menos, uma versão eletrificada.

VÊ TAMBÉM: Audi eletrifica-se em Paris com o e-tron

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
O primeiro modelo com a marca CUPRA tem por base que modelo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

CUPRA Ateca. Já conduzimos o primeiro modelo da marca CUPRA