Notícias Conhece todos os planos da Alfa Romeo até 2022

Mercado

Conhece todos os planos da Alfa Romeo até 2022

Até 2022 vamos ter uma Alfa Romeo totalmente reformulada. Olhando para o calendário da marca, folguem os mais cépticos porque apesar de tópicos como a conetividade, eletrificação e condução autónoma estarem em cima da mesa, a tradição vai continuar a ser aquilo que era.

O Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) acaba de apresentar os seus plano de negócios aos investidores para os anos 2018-2022, que incluem os futuros produtos que podemos esperar em cada uma das suas marcas. No caso da Alfa Romeo as novidades são muitas. Vamos começar pelas mais excitantes!

O Alfa Romeo 8C está de volta! É isso mesmo. O modelo nascido em 1930, e que teve direito a uma reinterpretação em 2007 com o 8C Competizione, vai regressar ao portefólio da marca. Ao contrário dos seus antecessores homónimos, o novo Alfa Romeo 8C será um coupé de motor central — contará com uma monocoque em carbono, tal e qual o 4C. Em termos de motorização, iremos contar com um bloco a gasolina bi-turbo que terá a inédita ajuda de um motor elétrico no eixo dianteiro.

Fala-se em mais de 700 cv de potência combinada e uma capacidade de cumprir os 0-100 km/h em menos de 3 segundos. Sim, estamos a falar de território da Ferrari.

Alfa Romeo 8C

Outro nome importante na calha

A histórica marca italiana não vai apenas ressuscitar o 8C, há outro nome histórico na lista de lançamentos: Gran Turismo Veloce (GTV).

As preces de milhares de alfistas foram ouvidas. A excelente base do Alfa Romeo Giulia — a plataforma Giorgio — vai dar origem a um novo Alfa Romeo GTV, o tal Giulia Coupé que referimos recentemente. Um coupé de duas portas com mais de 600 cv —com a preciosa ajuda de um motor elétrico —, e distribuição de peso 50/50.

O novo Alfa Romeo GTV vai oferecer quatro lugares e sistema de vetorização de binário.

Alfa Romeo GTV

Quem é que vai pagar tudo isto?

Naturalmente, não vão ser estes modelos que vão garantir a sustentabilidade financeira da marca italiana.

Em 2022, a Alfa Romeo quer vender 400 mil veículos por ano, e atingir uma rentabilidade de 10%.

Um crescimento de 160% desde o relançamento da marca. Ainda assim, abaixo do esperado pela Alfa Romeo em 2014.

Números ambiciosos que assentam no lançamento de três importantes novidades. O Giulietta vai conhecer uma nova geração, que deverá recorrer à plataforma Giorgio que conhecemos do Stelvio e do Giulia.

Como não poderia deixar de ser, no segmento dos SUV também há novidades. Vai ser lançado um SUV abaixo do Stelvio e outro acima. Todos estes anúncios radicam num total de sete novos modelos até 2022, dos quais seis poderão conhecer versões híbridas plug-in.

Hoje a Alfa Romeo é uma marca global. É uma das marcas mais amadas e cobiçadas da indústria automóvel.

As cartas fora do baralho

O Alfa Romeo MiTo será descontinuado — produção terminará ainda este ano — e não terá sucessor e ao que parece (tendo em consideração a cronologia apresentada pela marca), o Alfa Romeo 4C poderá não chegar a receber as melhorias que Roberto Fedeli, diretor de engenharia da Alfa Romeo e Maserati, prometeu em 2017.

Em 2017, Roberto Fedeli afirmava que com o regresso da marca à Fórmula 1, a Alfa Romeo precisava que o 4C fosse o seu modelo haloPorém, com o anúncio do novo 8C, a carreira comercial do modelo que em 2012 anunciou o renascimento da marca italiana pode chegar ao fim.

RELACIONADO: FCA. As promessas não cumpridas do plano 2014-2018. Será o plano 2018-2022 diferente?

Sabe esta resposta?
Qual é o binário do Jaguar XE SV Project 8:
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar XE SV Project 8. Testei a berlina mais rápida do mundo