Notícias O Alfa Romeo 8C morreu, mas ressuscitará como um Maserati

Confirmado

O Alfa Romeo 8C morreu, mas ressuscitará como um Maserati

A Maserati vai apresentar um superdesportivo de motor central traseiro em 2020, ao que tudo indica com um V6 twin turbo e parcialmente eletrificado.

Maserati MMXX M240

O que parece ser um Alfa Romeo 4C com esteróides, é na realidade uma mula de testes para o futuro superdesportivo de motor central traseiro da Maserati.

Com apresentação agendada para o mês de maio do próximo ano, o novo superdesportivo, nome de código M240, será um dos destaques do muito cheio ano de 2020 para a marca do tridente, onde veremos também os seus modelos em comercialização serem todos atualizados.

As “fotos-espia” que ilustram este artigo são da própria Maserati, e a nossa curiosidade já tinha sido aguçada até antes de as conhecermos:

Como mula de testes que é, o principal objetivo desta é o de testar o novo grupo motriz. A Maserati diz que o novo motor de combustão que habitará na traseira do seu futuro desportivo é de sua concepção e desenvolvimento, e será o primeiro de uma nova família de motores para uso exclusivo dos modelos da marca.

VÊ TAMBÉM: O fim do Maserati GranTurismo é o início de uma nova era para a marca

Maserati ou… Alfa Romeo?

No entanto, existem rumores que vão noutro sentido ao das declarações da Maserati.

Lembram-se do Alfa Romeo 8C cuja notícia do seu cancelamento foi anunciada o mês passado? Pois bem, foi efetivamente cancelado na Alfa Romeo, mas aparentemente não significou o fim da máquina — ao que tudo indica vai renascer, mas como um Maserati.

Alfa Romeo 8C
A única imagem revelada do superdesportivo híbrido Alfa Romeo 8C em 2018

Recordemos o que era suposto ser o 8C, de acordo com a Alfa Romeo. Um superdesportivo de motor central traseiro, evolução do 2.9 V6 twin turbo (o mesmo dos Quadrifoglio), e híbrido, com motor elétrico no eixo dianteiro, anunciado com mais de 700 cv.

TESTADO: Maserati Levante. Já conduzimos o pretendente ao trono do Porsche Cayenne

A sua construção repetia a receita do 4C, com célula central em fibra de carbono, e restantes elementos estruturais em alumínio — sendo redutor, imaginemos o 8C como um super-4C. Maserati M240 MMXX Seria uma pena desperdiçar todo o know-how adquirido com a atípica construção do 4C. Pelo que o M240 manter-se-á, ao que tudo indica, fiel às mesmas premissas, seja a nível de arquitetura, materiais e também… motor.

Sim, a probabilidade de ser o 2.9 V6 twin turbo dos Quadrifoglio a equipar o novo superdesportivo de motor central traseiro da Maserati é elevada.

No entanto, o V6 (by Ferrari) que veremos deverá ser uma evolução do que aquele que já conhecemos. De acordo com os rumores que circulam, a cabeça do motor será distinta, passando a ter duas velas por cilindro, ou seja twin spark, e a potência deverá elevar-se dos 510 cv atuais para algo a rondar os 625 cv. Maserati M240 MMXX A Maserati refere-se ao seu novo modelo halo como o início de uma nova era, e considerando os planos já anunciados com forte ênfase na eletrificação — elétricos e híbridos plug-in estão no futuro próximo da marca —, é quase garantido que, tal como estava previsto no 8C, surja como um híbrido plug-in, com um eixo dianteiro eletrificado — à semelhança do Ferrari SF90.

Seja como Alfa Romeo ou Maserati, as boas notícias é de que o projeto deste superdesportivo não ficou na gaveta. Venha ele!

Sabe esta resposta?
Em qual destes modelos não está colocado o 2.9 V6 twin turbo da Alfa Romeo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A Alfa Romeo faz hoje 108 anos. Nós celebramos assim…
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A Alfa Romeo faz hoje 108 anos. Nós celebramos assim…