Notícias “Bella macchina”. Novo Alfa Romeo 33 Stradale deixa escolher entre V6 e elétrico

Apresentação

“Bella macchina”. Novo Alfa Romeo 33 Stradale deixa escolher entre V6 e elétrico

A versão moderna do Alfa Romeo 33 Stradale presta homenagem a toda a história da marca, mas com a missão de a transportar para o futuro.

Alfa Romeo 33 Stradale frente com portas abertas
© Alfa Romeo

O dia 30 de agosto já estava inscrito na nossa agenda há algum tempo, pois foi esta a data anunciada pela Alfa Romeo revelar o seu novo superdesportivo. E as expectativas eram elevadas quando se adivinhava que o Tipo 33 Stradale de 1967 seria a musa inspiradora.

Coincidência ou não, a apresentação transmitida em direto do Museu da Alfa Romeo, em Arese, trouxe-nos justamente a oportunidade de vermos novamente um dos automóveis mais apaixonantes do planeta.

Alfa Romeo 33 Stradale 3/4 de traseira
© Alfa Romeo Com o motor 3.0 V6 a gasolina, o 33 Stradale consegue alcançar os 333 km/h de velocidade máxima e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é efetuada em menos de três segundos. Na versão 100% elétrica, demora menos de 2,5 segundos

Confirma-se. O original Alfa Romeo 33 Stradale foi a inspiração para o novo… 33 Stradale, uma reinterpretação contemporânea, perfeitamente adaptada para os dias de hoje, do emblemático modelo.

E o novo promete ser quase tão raro como o original — produzido em 18 unidades —, pois a sua produção será limitada a apenas 33 unidades, sendo que todas elas já estão vendidas.

Todos os Alfa Romeo 33 Stradale serão construídos artesanalmente nas instalações da Carrozzeria Touring Superleggera e terão o estatuto de obra de arte. Ou seja, única e irrepetível, mas também projetada à medida de cada cliente. Entre as opções disponíveis, por exemplo, está a possibilidade de incluir um Scudetto com o visual mais clássico, ou uma versão em 3D.

Quanto ao desenho desta nova «obra de arte», são visíveis inúmeras semelhanças com o modelo original de 1967, tais como as portas com o vidro a prolongar-se até ao tejadilho. As jantes douradas continuam a contrastar da melhor forma com o tom vermelho da carroçaria e claro que não falta o icónico trevo de quatro folhas na zona lateral.

A surpresa surge na «casa das máquinas». Apesar de só irem fazer 33 unidades há duas motorizações à escolha. Uma equipada com um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, com mais de 620 cv e outra radicalmente distinta, 100% elétrica, que será capaz de oferecer uma potência máxima acima dos 750 cv.

Interior desenvolvido como uma «luva»

Nas palavras de Alejandro Mesonero-Romanos, diretor de design da Alfa Romeo, o novo 33 Stradale é uma autêntica «luva», desenvolvida à medida de cada cliente. Há, no entanto, elementos característicos da marca que não ficaram esquecidos, tais como o volante desportivo de três raios ou a instrumentação com os dois mostradores principais redondos.

Tanto no interior como no exterior, cada detalhe do Alfa Romeo 33 Stradale foi pensado ao pormenor, misturando a paixão com a função. Entre os exemplos apontados por Mesonero-Romanos, estão as entradas de ar integradas nos grupos óticos dianteiros, para otimizar a aerodinâmica, mas também no formato dos espelhos retrovisores, que direcionam o ar diretamente para as entradas de ar laterais.

O novo Alfa Romeo 33 Stradale é um verdadeiro sonho para a Alfa Romeo, que acaba de ser concretizado. Poderá estar apenas ao alcance de 33 sortudos proprietários, mas Jean-Philippe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo, fez duas promessas durante a apresentação deste modelo.

A primeira é que nunca veremos mais do que 33 unidades deste novo modelo na estrada. A segunda é que a Alfa Romeo não vai ficar por aqui e que este é apenas o primeiro exemplo de uma série de modelos fuoriserie para o futuro.