Notícias NASCAR. Como curvar muito mais depressa? Atirar o carro contra o muro

Arranque a Frio

NASCAR. Como curvar muito mais depressa? Atirar o carro contra o muro

Esta manobra inacreditável e… desesperada(?) de Ross Chastain em Martinsville vai ficar para a história da NASCAR e do desporto automóvel.

Ver vídeo

Na última volta e nas últimas duas curvas das 500 voltas de Martinsville (oval com 847 m de extensão) aconteceu um momento épico quando Ross Chastain «simplesmente» atirou o seu Chevrolet Camaro contra o muro da oval à entrada da Curva 3 e, contra todas as expetativas, não só conseguiu curvar, como o fez muito mais depressa que todos os outros.

Calcula-se que curvou perto de 50 mph (80 km/h!) mais rápido que todos os outros, ultrapassando de uma assentada cinco pilotos e terminando a corrida em… 4.º lugar (após desclassificação do piloto à sua frente).

E ainda bateu o recorde NASCAR da volta mais rápida de sempre em Martinsville com um tempo-canhão de 18,845s.

LEIAM TAMBÉM: Miguel Oliveira vai estrear-se nos ralis ao volante de um Hyundai i20 N Rally2
Ross Chastain
Por incrível que pareça, a ideia para esta manobra veio de um… jogo de vídeo. Ross Chastain disse que foi assim que o seu irmão o venceu em miúdo a jogar “NASCAR 2005”. Incrivelmente, funcionou no mundo real. © Instagram de Ross Chastain

Mas porquê esta manobra tão radical?

O que estava em jogo para Ross Chastain era a sua presença no Championship 4, o grupo de quatro pilotos elegíveis para disputar o título de campeão NASCAR na última corrida da temporada (é já no próximo fim de semana em Phoenix).

E para isso, Chastain teria de fazer melhor que Denny Hamlin (a dois pontos de distância no campeonato). Mas na última volta Hamlin estava em 5.º e Chastain em 10.º… Solução, usar o muro para curvar muito mais depressa e apanhá-lo. E resultou, terminando 0,73s à frente do seu rival.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi a velocidade mais elevada registada nas 24 Horas de Le Mans?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans