Notícias Guy Berryman. Baixista dos Coldplay tem uma garagem de sonho

Coleções

Guy Berryman. Baixista dos Coldplay tem uma garagem de sonho

Guy Berryman pode ser conhecido por ser o baixista dos Coldplay, mas a sua grande paixão são os automóveis.

Guy Berryman Porsche
© Porsche

Os quatro concertos dos Coldplay em Coimbra arrancam já esta quarta-feira, dia 17 de maio, e prometem ser um dos eventos culturais mais importantes do ano em Portugal.

Não vamos falar do alinhamento musical nem das pulseiras luminosas que tanta polémica têm gerado, mas achamos que esta é a desculpa perfeita para olhar para a coleção de carros de Guy Berryman, o baixista da banda liderada por Chris Martin.

Antes de fazer parte de uma das bandas mais populares do mundo, Berryman era engenheiro, pelo que sempre teve uma aptidão particular para tudo o que é mecânico.

A juntar a isso, cresceu numa casa onde havia um Triumph TR3A, do seu pai, o que certamente também terá ajudar a moldar o gosto por automóveis clássicos que veio a desenvolver mais tarde.

Apaixonado pela Porsche, Berryman tem uma coleção eclética, onde cabem modelos tão distintos quanto um Alpine A220 de competição ou um Bugatti Veyron, ainda que o fator dominante sejam as belle macchine italiane que tomam conta de grande parte da coleção do baixista.

Lamborghini_Aventador_Berryman
© Lamborghini

Berryman conhece o que tem e tem orgulho em mostrá-lo. Já fez trabalhos de reportagem com a Porsche e com a Lamborghini e até já fez um tour da sua coleção (ou pelo menos parte dela…) com o conhecido youtuber Mr JWW. Vejam o vídeo:

Quanto à coleção em si, tem, do que há conhecimento, cerca de 25 automóveis. Todos especiais à sua maneira, todos com uma história e praticamente todos restaurados de fio a pavio: “adoro uma narrativa (…) e gosto de trazer um carro de volta à vida”, disse Berryman, em entrevista à revista GQ.

Lamborghini Miura

Isso não podia ser mais verdade com o Lamborghini Miura que, tal como Berryman contou à GQ, “chegou em caixas dos Estados Unidos da América” quando o comprou.

A NÃO PERDER: Escapes falsos no Lamborghini Miura? Sim, é verdade

“Chegou como uma espécie de puzzle: tinha algumas peças em falta e tivemos que fazer algumas com impressão 3D porque simplesmente já não se encontram, tais como o espelho retrovisor traseiro”, disse.

“O Miura é o carro que me lembro de quando era adolescente como sendo a expressão máxima de um carro desportivo”, disse Berryman num vídeo gravado com a Lamborghini, onde surge ao volante de um Aventador SVJ.

Lancia Flaminia Sport Zagato

Adepto da bellezza necessaria, Berryman tem na Zagato a sua carroçadora favorita. Por isso mesmo, encontramos vários modelos na sua coleção com carroçarias esculpidas pela empresa fundada em 1919 por Ugo Zagato.

Entre eles encontramos este elegante Lancia Flaminia Sport Zagato. Equipado com um motor 2.8 com 146 cv, permitia ao coupé acelerar até perto dos 200 km/h.

COLEÇÃO CARROS GUY BERRYMAN COLDPLAY 6
© Mr JWW (YouTube) Lancia Flaminia Sport Zagato

Só foram construídos 33 exemplares deste modelo, sendo que de acordo com Berryman, citado novamente pela GQ, o seu “é o único com os faróis cobertos de fábrica, então é o mais bonito de todos”.

Porsche 356 Carrera Zagato

Consta que só foi feito um Porsche 356 Zagato, em 1957, para o piloto francês Claude Storez. O piloto comprou um Porsche 356 Carrera Speedster e pediu que a Zagato criasse uma carroçaria mais leve e mais aerodinâmica.

Guy Berryman Porsche
© Porsche Guy Berryman conta com vários Porsche na sua garagem , entre eles um 356 Carrera Zagato, um 911 S de 1967 e um 914/6

O final desta relação foi trágico. Storez estava a correr com o seu 356 Zagato, capotou e morreu, em fevereiro de 1959.

O modelo ficou esquecido durante várias décadas, até que recentemente a Zagato recuperou os desenhos originais e foi capaz de mapear tridimensionalmente a carroçaria.

Depois disso, e com a autorização da Porsche, a Zagato acabou por criar nove exemplares para honrar Storez e para celebrar o 60.º aniversário da marca de Estugarda. Um deles foi parar às mãos de Berryman.

COLECAO-CARROS-GUY-BERRYMAN-COLDPLAY-1-1
© Mr JWW (YouTube) Porsche 356 Carrera Zagato

Alpine A220

Alimentado por um V8 de 3.0 l, o Alpine A220 correu contra o mítico Porsche 917 nas 24 Horas de Le Mans e é uma das peças centrais da coleção de Berryman.

Teve o motor totalmente reconstruído em França e está, muito provavelmente, na melhor forma da sua vida.

COLEÇÃO CARROS GUY BERRYMAN COLDPLAY 7
© Mr JWW (YouTube) Alpine A220

A carreira do Alpine A220 nas corridas não foi particularmente feliz, com este modelo a ficar aquém das expectativas que a marca francesa tinha para ele.

A NÃO PERDER: Alpine A110 S. Aos comandos de um dos melhores desportivos da atualidade

Mas nem isso belisca a importância deste modelo, que Berryman considera ser um dos automóveis mais bonitos da sua coleção: “É extraordinariamente bonito para mim”, confessou à GQ.

Ferrari 275 GTB

Os Ferrari clássicos dispensam grandes apresentações e o 275 GTB que Guy Berryman tem na sua garagem é um desses casos.

© Ferrari Ferrari Dino

Na linha de sucessão de modelos como o 250, o Ferrari 275 GTB — com um motor V12 montado na dianteira —, era capaz de acelerar até aos 258 km/h e ainda é visto como um dos melhores desportivos da década de 60 do século passado.

Mas este não é o único Cavallino Rampante na garagem de Berryman, que até já vendeu um Ferrari 365 GTC. O baixista dos Coldplay também tem um Dino na garagem, modelo que considera ser “um dos objetos mais bonitos alguma vez feitos”, como confessou à GQ.