Notícias Primeiro automóvel da Xiaomi já tem data de lançamento

Lançamento

Primeiro automóvel da Xiaomi já tem data de lançamento

Ainda não tem data de chegada para a Europa, mas o primeiro automóvel da Xiaomi, o SU7, está a poucas semanas de ser lançado na China.

Xiaomi SU7
© Xiaomi

O SU7 é o primeiro automóvel da Xiaomi e após a sua revelação no final do ano passado, está prestes a iniciar a sua comercialização.

O anúncio foi feito pelo presidente executivo da empresa, Lei Jun, na rede social chinesa Weibo, que avançou com o dia 28 de março para o início de comercialização do SU7. Por agora, a comercialização será apenas no seu mercado doméstico, a China, não havendo ainda data confirmada para chegar ao mercado europeu.

No entanto, o Xiaomi SU7 já «visitou» recentemente a Europa. Não esteve presente no Salão de Genebra, como seria expectável, mas foi exibido no espaço da Xiaomi no MWC24 (Mobile World Congress), em Barcelona, que ocorreu em simultâneo (entre 26 e 29 de fevereiro) com o salão automóvel.

Motor V6 com até 800 km de autonomia

O primogénito do gigante tecnológico chinês é uma berlina 100% elétrica de dimensões generosas (aprox. 5 m de comprimento por quase 2 m de largura), performances de fazer inveja a desportivos (0-100 km/h em 2,78s na versão mais potente) e uma autonomia extensa (no permissivo ciclo chinês CLTC).

A Xiaomi aponta, sem receios, como concorrentes do SU7 o Tesla Model S e o Porsche Taycan. E é anunciado como o carro de produção com o menor coeficiente de resistência aerodinâmica do mundo (Cx): apenas 0,195, ficando abaixo dos 0,208 do Model S.

Vai contar, inicialmente, com duas motorizações que recebem uma designação… peculiar: HyperEngine V6 e HyperEngine V6s. Mais tarde chegará um HyperEngine V8s. Não se deixe enganar pelos “V6” e “V8”; como dissemos é uma berlina 100% elétrica. A gama fica assim composta:

  • SU7 — HyperEngine V6 (eixo traseiro e tração traseira); 220 kW (299 cv) e 400 Nm de binário; tração traseira; bateria 73,6 kWh (400 V), 668 km (ciclo chinês CLTC);
  • SU7 Max — HyperEngine V6s (eixo traseiro); HyperEngine V6 (eixo dianteiro); 495 kW (673 cv) e 823 Nm; tração integral; bateria 101 kWh (875 V), 800 km (ciclo chinês CLTC).
Veja ainda: Para estacionar o Xiaomi SU7 basta sair do carro antes de entrar no parque

Ecrãs por toda a parte

A Xiaomi não deixa os seus créditos por mãos alheias, sendo no interior do SU7 que vamos encontrar alguns dos principais destaques.

O interior é dominado por um ecrã tátil central de 16,1″ (e resolução 3K), mas há mais um de 7,1″ para o painel de instrumentos e dois para os ocupantes traseiros. Apesar do elevado número de ecrãs, ainda restam alguns comandos físicos.

O outro destaque tecnológico está nos assistentes à condução, com o Xiaomi SU7 Max a vir equipado como um LiDAR (com até 200 m de alcance). Para saber mais detalhes sobre o primeiro automóvel da Xiaomi leia o próximo artigo:

Sabe esta resposta?
A bateria do Xiaomi S7 (versão base) é produzida por que marca?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Smartphone com rodas? Este é o primeiro automóvel da Xiaomi