Notícias Xiaomi. O gigante dos smartphones vai mesmo produzir automóveis

Antevisão

Xiaomi. O gigante dos smartphones vai mesmo produzir automóveis

Segundo Lei Jun, o CEO da Xiaomi, o primeiro automóvel da empresa chinesa começará a ser produzido em 2024.

Xiaomi vista dianteira 3/4
© Xiaomi

Enquanto o automóvel da Apple continua sem conhecer progressos, outra gigante tecnológica, a Xiaomi, prepara-se para lançar o seu primeiro automóvel.

Segundo o fundador, presidente e diretor executivo da Xiaomi, Lei Jun, a empresa tecnológica chinesa vai começar a produzir o seu primeiro automóvel no primeiro semestre de 2024.

Xiaomi Car vista traseira
© Xiaomi Já há fugas de imagens do primeiro carro da Xiaomi.

O anúncio foi feito durante a sessão anual da Assembleia Popular Nacional da China (um órgão legislativo daquele país), com Lei Jun a revelar que “o veículo concluiu, com sucesso, os testes de inverno”.

A não perder Guerra das baterias. Marcas chinesas favorecidas pela «gigante» CATL

Uma aposta (quase) pessoal

Desde 2021 que se fala da entrada da Xiaomi no mercado automóvel, por isso esta confirmação está longe de ser totalmente surpreendente.

Em março de 2021 a gigante tecnológica criou uma subsidiária dedicada ao mundo automóvel num investimento avaliado em 10 mil milhões de dólares (8515 milhões de euros) ao longo de 10 anos.

A liderança dessa subsidiária foi entregue ao próprio diretor executivo e presidente da Xiaomi, Lei Jun, que revelou que dedica “metade do seu tempo” ao negócio automóvel.

Lei Jun avançou que em 2022 o projeto do primeiro automóvel da Xiaomi foi alvo de um investimento de mais de três mil milhões de yuan (408 milhões de euros). A equipa dedicada a este projeto já ascende a 2300 pessoas.

Lançar um automóvel é um passo inédito para a Xiaomi, mas a gigante tecnológica não é estranha à produção de veículos, pois já produz trotinetas e pequenos motociclos, ambos elétricos.

Para já, uma fuga de imagens deu-nos um vislumbre da aparência do primeiro automóvel da Xiaomi, que assume os contornos de uma berlina de formas suaves, e também indica-nos a possível designação deste: MS11.

Não foram avançados detalhes sobre o novo modelo, excepto que será 100% elétrico. Mas tendo em conta as imagens que já vimos, se repararem na bossa do tejadilho, logo a seguir ao para-brisas, significa que o primeiro automóvel da Xiaomi terá um LiDAR, prometendo sistemas avançados de assistência à condução.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China