Notícias Alfa Romeo a crescer em Portugal. Saiba quanto as vendas subiram em 2023

Mercado

Alfa Romeo a crescer em Portugal. Saiba quanto as vendas subiram em 2023

As vendas da Alfa Romeo em Portugal deram um salto em 2023, mas prometem crescer ainda mais em 2024, com a chegada do Milano.

Alfa Romeo Tonale
© Razão Automóvel

A Alfa Romeo aproveitou o evento de lançamento da série especial Tributo Italiano no nosso país para fazer um balanço do ano de 2023 em Portugal, que acabou por ser muito positivo, com um crescimento significativo.

No último ano, a Alfa Romeo comercializou 478 automóveis em Portugal, o que representa um aumento de 87% face a 2022 — quase duas vezes mais. Este resultado permitiu à marca italiana reforçar a sua posição no segmento premium.

Estes números também tiveram réplica na Europa, onde o construtor italiano registou um crescimento de 46%. A nível global a subida nas vendas foi de 30%.

O maior responsável por esta performance foi o Tonale, que foi lançado ainda no decorrer do ano de 2022. Contudo, só em 2023 conheceu a motorização híbrida plug-in, pedida por muitos logo desde o início.

O modelo mais compacto do catálogo atual da Alfa Romeo foi responsável por 79% das vendas no mercado nacional em 2023, roubando protagonismo aos dois «velhos conhecidos» Giulia e Stelvio, que representaram 12% e 9% das vendas, respetivamente.

Primeiro 100% elétrico está a chegar

Depois de um 2023 com números positivos, a Alfa Romeo acredita que 2024 será um ano de ainda maior crescimento, graças à chegada do Milano, o primeiro modelo 100% elétrico da marca italiana.

Alfa Romeo Milano em testes dinâmicos na pista de Balocco
© Alfa Romeo Alfa Romeo Milano em testes dinâmicos na pista de Balocco

Com a revelação agendada para o próximo mês de abril, o novo Alfa Romeo Milano, que irá partilhar muitos dos seus componentes com os «irmãos» Jeep Avenger e Fiat 600e, vai chegar ao mercado português entre os meses de setembro e outubro, ainda que o catálogo de encomendas abra bastante antes.

A NÃO PERDER: Alfa Romeo lança edição especial «tributo» e já há preço para Portugal

Além de ser o primeiro modelo totalmente elétrico da Alfa Romeo, o Milano também assinala o regresso da marca de Arese ao segmento B, um segmento histórico para a «casa» italiana. Não faz tanto tempo assim, fazia-se representar no segmento com o MiTo.

Alfa Romeo MiTo
© Alfa Romeo Alfa Romeo Mito

A somar a isso, e já sem grande surpresa, o segmento B e, especialmente, o B-SUV, continua a ser dos mais populares na Europa e em Portugal, pelo que as ambições de crescimento da marca para este ano são mais do que justificadas.