Primeiro Contacto O Toyota Yaris 2024 agora está mais potente mas faz alguma diferença?

Vídeos RA

O Toyota Yaris 2024 agora está mais potente mas faz alguma diferença?

A versão atualizada do Toyota Yaris traz diversas novidades, mas as mais relevantes são daquelas que não se conseguem ver facilmente.

Toyota Yaris HEV

Primeiras impressões

7.5/10

As maiores diferenças no Toyota Yaris 2024 não estão à vista. Descubra tudo no nosso vídeo

Prós

  • Eficiência do sistema híbrido
  • Consumos verificados
  • Conforto elevado
  • Sistema de infoentretenimento

Contras

  • Espaço nos lugares traseiros
  • Capacidade da bagageira

Ainda que possa não parecer, o modelo que vê nas imagens é o renovado Toyota Yaris. Confuso? Não vale a pena. A quarta geração do utilitário da Toyota chegou ao mercado em 2021 e recebe agora a sua primeira atualização.

Se em termos estéticos, as novidades podem-se resumir a detalhes, no interior como debaixo do capô, há mudanças significativas.

Para descobrir todas as diferenças e melhorias incluídas neste «novo» Toyota Yaris 2024, o melhor mesmo é assistir ao vídeo. O Guilherme Costa explica tudo:

Ambiente mais digital

Sentados ao volante do atualizado Toyota Yaris torna-se muito mais simples descobrir as diferenças face ao seu antecessor. Até porque as mais visíveis estão mesmo à nossa frente.

O sistema de infoentretenimento foi atualizado com um ecrã de maiores dimensões e que inclui mais funcionalidades. Há um painel de instrumentos totalmente digital e com um novo grafismo, mas apenas nas versões mais equipadas.

Em termos de espaço, não há diferenças, uma vez que a estrutura do Toyota Yaris não sofreu qualquer alteração. Os assentos são os mesmos e as medidas também, ficando apenas num patamar «suficiente».

Um pouco mais atrás, na bagageira, a volumetria pode não ser a mais ampla em termos de números, mas é preciso ver o vídeo para perceber tudo o que o Guilherme conseguiu arrumar neste espaço.

Mais potente e mais eficiente

O sistema híbrido do Toyota Yaris foi outro dos pontos que recebeu uma importante evolução. O motor térmico mantém-se inalterado, mas o elétrico está mais potente. O resultado é um acréscimo no valor de potência combinada, mas também uma maior eficiência de utilização.

Caso o capítulo das prestações tenha uma grande importância, este poderá não ser o Toyota Yaris ideal. Para isso, há uma outra versão que está (muito) mais vocacionada para este tipo de «diversão».

Dito isso, a versão híbrida melhora as prestações, sobretudo nas retomas de velocidade. Além disso, o acréscimo de potência faz com que o motor térmico tenha menos «trabalho» e, por isso, toda a experiência de condução torna-se mais silenciosa. Especialmente na cidade, onde a máquina elétrica faz grande parte do esforço.

O comportamento dinâmico não mudou em nada. Ao volante, o Toyota Yaris 2024 está, como se costuma dizer, igual a si mesmo, e isso é uma coisa boa. Mantém-se a afinação da suspensão e a direção precisa, mas também um elevado nível de conforto.

O que não é muito confortável é a presença excessiva de avisos acústicos, pelos mais variados motivos, o que se torna incomodativo.

Preços do Toyota Yaris 2024 em Portugal

O Toyota Yaris 2024 estará disponível em Portugal com um preço base de 22 600 euros e as encomendas deverão ficar disponíveis mais perto do verão.

No entanto, consoante o nível de equipamento escolhido, há opções que podem superar facilmente a fasquia dos 30 mil euros. Para o final do ano fica prometida a versão GR Sport, de visual mais desportivo.

Veredito

Toyota Yaris HEV

Primeiras impressões

7.5/10
O Yaris recebeu uma atualização de meio de ciclo muito discreta, talvez demasiado discreta. Continua a fazer dos consumos, eficiência e bom comportamento dinâmico os seus principais pontos fortes.

Prós

  • Eficiência do sistema híbrido
  • Consumos verificados
  • Conforto elevado
  • Sistema de infoentretenimento

Contras

  • Espaço nos lugares traseiros
  • Capacidade da bagageira