Notícias V6 ou elétrico com 761 cv? Maserati GranTurismo é o «tridente» mais potente de sempre

Apresentação

V6 ou elétrico com 761 cv? Maserati GranTurismo é o «tridente» mais potente de sempre

Depois dos teaser, o Maserati GranTurismo foi finalmente revelado. Consigo traz duas versões do V6 Nettuno e uma inédita variante elétrica.

Maserati GranTurismo Trofeo

Apesar de já conhecermos as suas linhas há algum tempo, a revelação do Maserati GranTurismo era aguardada com bastante expectativa.

Assente numa nova plataforma produzida com recurso a alumínio, aço e magnésio, a nova geração do GranTurismo chega em três versões: Modena e Trofeo, ambas equipadas com o motor V6, e na variante elétrica Folgore.

Como seria de esperar, é a versão elétrica que concentra as maiores atenções. Afinal, não só o GranTurismo Folgore é o primeiro modelo 100% elétrico da casa de Modena como é o Maserati mais potente de sempre.

A NÃO PERDER: Fim dos V8 na Maserati já tem data marcada
Maserati GranTurismo Trofeo vista traseira 3/4

O GranTurismo Folgore

Baseado num sistema de 800V, o Maserati GranTurismo Folgore conta com três motores elétricos com 300 kW cada. Um está montado no eixo dianteiro e os outros dois no eixo traseiro, conferindo-lhe tração integral.

Estes três motores oferecem ao GranTurismo Folgore um total de 761 cv e 1350 Nm, números que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 2,7s, alcançar os 200 km/h em apenas 8,8s e acelerar até aos 320 km/h de velocidade máxima.

A alimentar estes motores encontramos um pack de baterias com 92,5 kWh de capacidade nominal que está disposto em forma de “T” no piso do GranTurismo Folgore.

Esta solução permitiu à Maserati manter a altura da carroçaria contida (fica-se nos 1353 mm), baixar o centro de gravidade e ainda assegurar uma distribuição de peso de 50/50.

A autonomia do GranTurismo Folgore ainda não foi revelada, mas a Maserati já deu a conhecer a sua potência máxima de carregamento: 270 kW. Este valor faz dele um dos elétricos com carregamento mais rápido.

VEJAM TAMBÉM: A história de Horacio Pagani e o gigantesco «melão» da Lamborghini

Um V6, dois níveis de potência

Os números da variante elétrica do GranTurismo até podem concentrar as atenções, mas nem por isso as variantes equipadas com o V6 Nettuno estreado pelo MC20 são menos impressionantes.

No GranTurismo o V6 abdica do cárter seco com que conta no MC20 e possui tecnologia de desativação de cilindros para aumentar a eficiência.

Quanto à potência, na versão Modena o V6 biturbo apresenta-se com 490 cv e 600 Nm. Já na versão Trofeo a potência sobe para os 550 cv e o binário para os 650 Nm.

Um valor superior aos 530 cv do Grecale Trofeo, mas abaixo dos 630 cv com que se apresenta no MC20.

Em ambos os casos a transmissão está a cargo de uma caixa automática de oito relações da ZF montada no espaço ocupado pela bateria na versão elétrica. Quanto à tração, essa é exclusiva das rodas traseiras.

Além da diferença de potência e de «dieta», há mais um fator que diferencia as versões a combustão da variante elétrica: o peso. Com o V6 Nettuno o Maserati GranTurismo pesa 1795 kg; já na variante elétrica a balança «acusa» 2260 kg.

A NÂO PERDER: Maserati Ghibli despede-se em 2024 e não vai deixar sucessor

Tecnologia não lhe falta

Para assegurar que o GranTurismo se adapta à maioria das situações a Maserati equipou-o com o sistema “Vehicle Domain Control Module” (VDCM).

Este incorpora diversos modos de condução — Comfort/Max Range (dependendo da motorização), GT, Sport e Corsa — e foi totalmente desenvolvido pela marca de Modena.

Ainda no campo da tecnologia o novo Maserati GranTurismo conta com o sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA) e com um sistema de som 3D com até 19 altifalantes e uma potência de até 1195 W.

Quando chega?

Por enquanto os preços do novo Maserati GranTurismo não foram divulgados. O que já sabemos é que vai contar com uma edição especial de lançamento, a PrimaSerie 75th Anniversary Launch Edition.

Quanto à data de lançamento, as variantes com motor de combustão serão lançadas na primavera de 2023, enquanto a variante 100% elétrica tem chegada prevista para o segundo semestre do ano.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades foram produzidas do Maserati MC12 Stradale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Maserati MC12 Stradale é muito mais que um Ferrari Enzo com outras vestes