Notícias GranTurismo Folgore mostra-se em vídeo. Que mais revelou o primeiro elétrico da Maserati?

Antevisão

GranTurismo Folgore mostra-se em vídeo. Que mais revelou o primeiro elétrico da Maserati?

A Maserati publicou um vídeo que acaba por revelar bastante do futuro GranTurismo Folgore, o seu primeiro elétrico de sempre.

Maserati GranTurismo Folgore na estrada vista frente

A Maserati só lançará o GranTurismo Folgore, o seu primeiro elétrico, em 2023, mas publicou recentemente um vídeo onde o podemos ver pela primeira vez sem camuflagem e ficamos a conhecer mais algumas das suas características.

Neste vídeo promocional, gravado durante a Monterey Car Week, na Califórnia, temos ao volante do GranTurismo Folgore o chefe de design da Stellantis, Klaus Busse, acompanhado por Maria Contin, chefe de comunicação da marca, que dão a conhecer o novo coupé ao comediante Sebastian Maniscalco.

Agora sem camuflagem, podemos apreciar melhor o estilo deste coupé de luxo. As proporções são similares ao antecessor, mantendo a silhueta de um clássico coupé 2+2, com um longo capô e eixo dianteiro em posição avançada, e o habitáculo recuado, que deixa adivinhar um motor de combustão substancial à frente — que também vai ter. Mas aqui conta com motores elétricos, à frente e atrás.

A frente é dominada pela típica grelha Maserati, que não está totalmente coberta — parte do fluxo de ar que entra pela grelha parece sair pelas aberturas na extremidade dianteira do capô — e é ladeada por duas entradas de ar adicionais.

De perfil, temos uma ondulante linha de cintura, que ganha «músculo» ao nível dos eixos, reforçado atrás pelos largos ombros traseiros.

De lado podemos também ver entre a roda dianteira e a porta as tradicionais três pequenas saídas de ar, mas que não conseguimos perceber, de momento, se são ou não verdadeiras neste elétrico.

Maserati GranTurismo Folgore na estrada vista traseira

Atrás, destaca-se a ausência, claro, de saídas de escape e a presença da porta de carregamento. E as óticas traseiras como as dianteiras aproximam-se bastante nos seus contornos às que vemos no superdesportivo MC20.

O que escondem as linhas do GranTurismo Folgore?

Do pouco que Klaus Busse revela sobre o que escondem as elegantes linhas do GranTurismo Folgore, talvez o aspeto mais curioso tenha a ver com o «arrumar» das baterias neste modelo.

Ao contrário da maioria dos elétricos, que colocam as baterias a «cobrir» o chão da plataforma, no caso deste coupé, estas encontram-se no túnel central — que é o túnel de transmissão no caso do GranTurismo a combustão.

Maserati GranTurismo Folgore. Vista aproximada traseira com carro a carregar
Não há que enganar. O GranTurismo Folgore é elétrico.

Desta forma, permite que este elegante coupé consiga manter uma altura baixa, sem sacrificar o espaço para os passageiros. Um problema (espaço vertical ocupado pelas baterias) que foi resolvido de forma distinta pela Porsche, que foi «obrigada» a criar curiosas «garagens para os pés» para o também baixo Taycan.

Muito potente e muito rápido

Sabemos que o GranTurismo Folgore deverá ter mais de 1200 cv de potência — será o Maserati mais potente de sempre —, havendo ainda algumas dúvidas em como isso se traduzirá em número de motores; os rumores indicam um motor dianteiro e dois traseiros.

Isso faz com que este GT elétrico tenha quatro rodas motrizes, o que ajuda a justificar os escassos 2,7s no exercício clássico de ir dos 0 aos 100 km/h. A velocidade máxima será superior a 322 km/h (200 mph), segundo Busse.

Fica por saber a capacidade da bateria ou a autonomia, mas Maria Contin refere que 10 minutos de carregamento serão suficientes para percorrer 160 km.

Revelação para breve?

Podemos também ouvir o som deste elétrico — que a Maserati já tinha antecipado numa ocasião anterior —, mas fica por conhecer o interior do GranTurismo.

Conseguimos ver parte do habitáculo no vídeo, com revestimentos que combinam os tons branco e azul, e na conversa entre os intervenientes do vídeo descobrimos que terá aplicações em fibra de carbono e não terá muitos botões, mas nada é mostrado do tabliê.

Resta agora esperar por uma revelação total do novo Maserati GranTurismo que, tendo em conta o tanto que mostram neste vídeo, não deverá tardar muito.