Notícias Manifesto. O laboratório rolante da Dacia que só tem um farol

Apresentação

Manifesto. O laboratório rolante da Dacia que só tem um farol

O Manifesto não antecipa nenhum futuro Dacia, mas mostra soluções que a marca quer aplicar nos seus futuros modelos.

Dacia Manifesto protótipo vista dianteira 3/4 em estúdio

O Dacia Manifesto destaca-se pela sua aparência — uma espécie de «mistura» entre um buggy e um veículo lunar —, mas são as soluções com que se apresenta que mais interessam.

Descrito como um “laboratório vivo”, o Manifesto não antecipa nenhum futuro modelo de produção — não, o sucessor do Spring em 2024 não terá nada a ver com isto —, servindo antes como uma «montra» de soluções da Dacia que quer introduzir nos seus futuros modelos.

Segundo o diretor executivo da Dacia, Denis Le Volt, o Manifesto coincide com o objetivo da Dacia “passar de ser uma marca simples e acessível para uma mais desejável e apelativa, com carros como as pessoas os querem”.

A NÃO PERDER: Dongfeng EV Nano Box. O «primo» chinês do Dacia Spring

Simples, aventureiro e sustentável

Especialmente pensado para a aventura, o Dacia Manifesto faz da simplicidade e da versatilidade as suas principais características. Por exemplo, o protótipo da Dacia não tem portas, janelas… nem sequer um para-brisas.

A ideia de simplicidade não podia ser melhor expressa do que na dianteira do Manifesto, que se destaca por ter apenas um farol. O melhor é que este pode ser retirado e ser usado como uma lanterna.

Por cima deste solitário farol encontramos a assinatura luminosa que integra o símbolo da marca romena, também iluminado.

Dacia Manifesto protótipo pormenor farol
O farol único na dianteira é um dos maiores destaques deste protótipo.

Ainda no campo das soluções pensadas para a aventura, o Dacia Manifesto conta com barras de tejadilho que podem ser colocadas em diversas posições — à imagem do que já vimos no Sandero —, mas é no interior que encontramos algumas das soluções mais originais.

VEJAM TAMBÉM: Tributo ao original. Renault antecipa «novo» 5 Turbo

Para começar, o revestimento dos bancos é removível e pode servir de… saco-cama! Além disso, todo o interior é à prova de água e por lá encontramos materiais como a cortiça e a borracha, mas… nenhum ecrã para o sistema de infoentretenimento.

Dacia Manifesto protótipo tabliê
Sem ecrã central nem porta-luvas, mas com revestimentos em cortiça e borracha: assim é o interior do Dacia Manifesto.

A Dacia aposta no conceito “Bring Your Own Device” que, ao invés de recorrer a um ecrã fixo no  Manifesto, defende usarmos o nosso smartphone ou tablet, havendo um local específico para o colocar no tabliê — está sempre atualizado e com as apps que realmente usamos.

Ainda no interior, o Dacia Manifesto apresenta outra solução que brevemente chegará aos modelos da marca romena: o “YouClip”. No fundo este não é mais que um suporte universal. Pode servir como porta-copos ou para colocar um smartphone e deverá ser estreado pelo novo Dacia Duster.

Dacia Manifesto protótipo pormenor suporte universal
Brevemente este suporte universal estará nos Dacia de produção e a marca acredita que pode tomar o lugar dos tradicionais «porta-copos».

Leve e pronto para tudo

Produzido com recurso a materiais leves e sustentáveis, como o novo tipo de plástico “Starkle” que incorpora 20% de plástico reciclado, o Dacia Manifesto pesa apenas 720 kg na sua variante mais pesada, equipada com uma motorização elétrica.

Isto porque o Manifesto foi projetado para ser um veículo multienergias, como indicou o chefe de design avançado da Dacia, Romain Gauvin, podendo contar com motorizações a gasolina, GPL, híbridas ou elétricas.

Dacia Manifesto protótipo vista lateral
O novo tipo de plástico “Starkle” conta com uma textura própria e tem um visual que parece estar cheio de “salpicos”. Vai começar a ser usado nos modelos de produção nas proteções de carroçaria e o novo Duster deve ser o primeiro a recebê-la.

É precisamente na versão elétrica que este peculiar protótipo conta com um dos seus extras mais interessantes: uma bateria removível que pode servir como fonte de alimentação num acampamento ou até fornecer energia a uma habitação.

Com uma elevada altura ao solo, tração integral e pneus sem ar, o Dacia Manifesto é ainda um protótipo particularmente aventureiro, seguindo os pergaminhos estabelecidos pelo Dacia Duster 4×4.

Apesar de não planear um modelo de produção baseado no Manifesto, a Dacia afirma que este protótipo não é apenas um exercício de marketing, planeando até continuar a desenvolvê-lo ao longo do tempo bem como às soluções com que este se apresenta.

O Manifesto tem presença garantida no Salão de Paris 2022, um evento no qual a Razão Automóvel vai estar presente e onde o Grupo Renault prepara-se para assumir particular protagonismo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi fundada a Dacia?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabem quantos Dacia foram produzidos desde 1968?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabem quantos Dacia foram produzidos desde 1968?