Primeiro Contacto EV6 GT em vídeo. O que vale o Kia mais potente de sempre?

Vídeos RA

EV6 GT em vídeo. O que vale o Kia mais potente de sempre?

Capaz de prestações dignas de um superdesportivo, o EV6 GT é o modelo mais potente de sempre da Kia e já o pusemos à prova.

Kia EV6 GT

O Kia EV6 tem concentrado muitas atenções (e vendas), seja pelo seu design ou pelas suas especificações, mas no caso do EV6 GT, o mais potente deles todos, o foco caiu totalmente nos números apresentados.

Com dois motores elétricos (um por eixo) e quase 600 cv de potência, o EV6 GT assume-se, desde logo, como o Kia mais potente de sempre, com prestações que lhe permitem entrar no «território» dos superdesportivos — algo que a marca sul-coreana evidenciou colocando-o frente a frente com vários desportivos numa peculiar drag race.

Contudo, se continuam cépticos acerca das potencialidades do “Kia mais potente e rápido de sempre”, vejam o nosso mais recente vídeo. O Diogo Teixeira viajou até à Suécia para descobrir do que é capaz do Kia EV6 GT e dá-nos um veredito sobre a nova estrela da marca sul-coreana:

VEJAM TAMBÉM: Já conduzimos o novo Kia Niro. Mais radical no estilo mas melhor do que antes?

Os números do EV6 GT

Apesar de pouco se distinguir dos seus «irmãos» no capítulo visual — as diferenças resumem-se às jantes de 21”, pinças de travão verdes e ao difusor traseiro —, o Kia EV6 GT está longe de ser «só mais uma versão» do crossover elétrico.

Os dois motores elétricos que o equipam oferecem-lhe 430 kW (585 cv) e 740 Nm, valores que permitem ao modelo sul-coreano cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,5s e pouco mais de 12s para atingir os 200 km/h. Impressionante até pelo facto de o EV6 GT não ser nenhum peso-pluma, acusando 2200 kg.

A velocidade máxima também fica bem longe daquela a que nos habituámos a ver nos modelos 100% elétricos: 260 km/h, uma cifra superior aos 250 km/h alcançados, por exemplo, pelo Porsche Taycan 4S.

Além disto, e tal como nos diz o Diogo no vídeo, o Kia EV6 GT conta com um modo “GT” que o torna «hiperativo» e até tem um modo drift que a Kia parece ter tentado «esconder».

A direção é mais direta e as ligações ao solo foram melhoradas. O EV6 GT é 5 mm mais baixo que os restantes EV6, conta com suspensão adaptativa e «calça» pneus Michelin Pilot 4S, mas com configuração específica para o modelo, desenvolvidos em colaboração com a Kia.

Kia EV6 GT roda dianteira

Há um diferencial autoblocante eletrónico no eixo traseiro e como é tão ou mais importante parar do que acelerar, a Kia atualizou ainda o sistema de travagem para melhor lidar com o incremento de performance, equipando o EV6 GT com discos de maior diâmetro, sendo agora de substanciais 380 mm a frente e 360 mm atrás.

Chega longe?

Provavelmente não, se abusarmos do pedal da direita. A Kia diz que em pista os consumos podem superar os 60 kWh/100 km — tal como num carro a combustão, cenários extremos, consumos extremos.

Mas segundo o ciclo combinado WLTP, os 77 kWh da bateria permitem 424 km de autonomia máxima, um valor mais que aceitável, mas não lhe retira o título de ser o EV6 menos eficiente.

Quando chega e quanto custa?

Com chegada prevista para o primeiro semestre de 2023, o Kia EV6 GT tem um preço estimado para Portugal de 80 mil euros.

EV6 GT em vídeo. O que vale o Kia mais potente de sempre?

Primeiras impressões

7/10
Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Kia XCeed GT-line?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia XCeed renovado ganha GT-line e 1.6 T-GDI de 204 cv
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Kia XCeed renovado ganha GT-line e 1.6 T-GDI de 204 cv