Notícias Sono Motors Sion chega com painéis solares no exterior e musgo no interior

Apresentação

Sono Motors Sion chega com painéis solares no exterior e musgo no interior

Muito falado por ter musgo no seu interior, o Sono Motors Sion viu ser agora revelada a sua versão de produção.

Sono Motors Sion dianteira

A versão de produção do Sono Motors Sion foi finalmente revelada e, como seria de esperar, continua a contar com uma carroçaria que incorpora vários painéis solares.

Face ao protótipo que conhecemos há três anos, a versão de produção apresenta novos faróis dianteiros e traseiros, uma nova porta de carregamento, novos puxadores das portas, um difusor traseiro e, no geral, superfícies mais simples.

No interior a Sono Motors foi mais comedida nas mudanças. Ainda assim, o Sion conta com novos bancos, mais espaços de arrumação, um volante redesenhado e, segundo a start-up alemã, mais espaço.

A NÃO PERDER: Humble One. Primeiro SUV solar do mundo promete 800 km de autonomia

Já os acabamentos em musgo que visam filtrar o ar, regular a humidade e até manter um clima interior confortável continuam presentes.

Sempre a carregar

Como referi, o Sono Motors Sion vê a sua carroçaria incorporar vários painéis solares. No total são 456 meias-células solares que permitem «ganhar», em média, entre 112 e 245 km de autonomia extra por semana.

Por falar em autonomia, a bateria de 54 kWh que equipa o Sion (no protótipo tinha apenas 35 kWh) permite percorrer até 305 km. Esta pode ser carregada num posto DC até 75 kW e num posto AC até 11 kW. O Sion conta ainda com carregamento bidirecional, podendo por isso fornecer energia a aparelhos elétricos, a uma casa ou até a outro veículo elétrico.

Sono Motors Sion interior
Aquela faixa verde que se vê no tabliê é… musgo.

A Sono Motors não anunciou quaisquer alterações ao motor elétrico que equipa o Sion. Por isso, o mais provável é que a versão de produção deste «carro solar» continua a contar com um motor elétrico com 163 cv (120 kW) e 270 Nm.

VEJAM TAMBÉM: Elétricos. Europa vai precisar de 65 milhões de carregadores até 2035

Quando chega?

Depois de revelada a versão de produção do Sion, a Sono Motors prepara-se para criar uma frota de protótipos de pré-produção que vão ser postos à prova na Europa e nos EUA.

Segundo as previsões da empresa alemã, o Sion estará pronto para ser produzido em série no segundo semestre de 2023.

Sono Motors Sion vista geral
A Sono Motors vai aproveitar os testes de pré-produção para «afinar» a tecnologia dos painéis solares.

Apesar de os seus criadores serem uma start-up alemã, o Sion será produzido na Finlândia e a Sono Motors planeia produzir 257 mil unidades ao longo de sete anos. O objetivo passa por vendê-lo com um preço base de 25 126 euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208